quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Chegou a chuva. E forte...


Depois de alguns dias de sol intenso, com temperatura superando os 30ºC em pleno inverno, chegou a chuva em Porto Alegre. Ela cai forte desde a madrugada, mas não impede que eu chegue à sacada e clique alguns flagrantes da nebulosidade.
Só espero que a enxurrada não estrague o jogo do Internacional contra o Atlético Mineiro, à noite, no Beira-Rio. É dia de assegurar o título simbólico do primeiro turno e assumir a vice-liderança do Brasileirão, apenas um ponto atrás do líder Palmeiras.

Crianças e adolescentes unidos para tratar da mudança climática

Amigos, é muito bom ler notícias como esta.
Dá um ânimo grande e a certeza de alguma coisa pode mudar na mentalidade dos povos.



Taejon – Crianças e adolescentes de todo o mundo estão unindo forças para tratar do fenômeno da mudança climática com uma nova iniciativa chamada Unidos pelo Clima www.uniteforclimate.org, lançada no dia 20 de agosto, na Conferência Internacional Tunza* de Crianças e Adolescentes sobre o Meio Ambiente em Taejon, na Coréia do Sul.
O UNICEF, junto com outras agências do sistema ONU, organizações não governamentais, adolescentes ativistas, universidades e representantes do setor privado, desenvolveu um espaço na Internet que permite que redes de jovens, crianças adolescentes e especialistas colaborem sobre o tema da mudança climática usando a tecnologia de código aberto.
O UNICEF e seus parceiros têm ampliado o escopo da atuação de adolescentes por meio de inovações tecnológicas. Por meio das redes sociais e das ferramentas online oferecidos pelo site Unidos pelo Clima, cidadãos jovens poderão se conectar, compartilhar conhecimento, aprender e se engajar em relação ao tema da mudança climática.
Grande parte das ferramentas do site foi desenvolvida para ser usada mesmo em áreas que não oferecem banda larga, permitindo que mais crianças e adolescentes participem da iniciativa. Parceiros como o YouTube e a FlipCam estão apoiando a realização de Debates de Jovens sobre o Clima, também lançados na Coréia do Sul, como parte do projeto.
Esta semana, meninas e meninos de 110 países estão discutindo os desafios da mudança climática na Conferência Tunza de Crianças e Adolescentes em Taejon, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Um plano de ação será desenvolvido e uma declaração será entregue para os líderes mundiais pedindo para que eles assinem um acordo na conferência sobre mundança climática das Nações Unidas em Copenhaguem (COP15), que será realizada no próximo mês de dezembro.
Unidos pelo Clima está apoiando o engajamento de jovens em grandes eventos em todo o mundo, incluindo: Assembléia Geral das Nações Unidas, o Dia de Ação Global, organizado pela 350.org em outubro, e o Fórum Criança e Clima do UNICEF, que será realizado em novembro.
Além disso, a iniciativa vai conectar pelo menos 150 escolas de vários países a partir de setembro de 2009. O projeto Conectando Salas de Aula vai promover o diálogo sobre mudança climática entre as escolas e tem o apoio do Instituto de Energia e Recursos (Teri), o Instituto Terra da Columbia University e o Centro Mediterrâneo para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

* A palavra “tunza” significa “tratar com cuidado ou afeição” em suaíli (a língua sub-regional mais comum dos países do Leste da África). O conceito amplo de tunza, portanto, é construído ao redor desse tema. Trata-se de uma iniciativa vinculada à capacitação, conscientização e partilha de perspectivas ambientais, a fim de formar uma geração de cidadãos ambientalmente conscientes e pró-ativos.


Unidos pelo Clima:
Site da iniciativa - www.uniteforclimate.org
Comunidade online - http://myuniteforclimate.org
Debates de jovens sobre o tema: http://www.youtube.com/youthclimatedebate
Conectando Salas de Aula – Início em setembro de 2009

Mais informações:
Miriam Azar, UNICEF NY, Tel + 1 212 824 6949, E-mail: miazar@unicef.org
Gerrit Beger, UNICEF NY, Youth Section, Tel 1212 326 7116 e-mail: gbeger@unicef.org