terça-feira, 24 de julho de 2007

A importância do jornalismo ambiental


Jornalistas brasileiros e convidados internacionais estarão reunidos de 10 a 12 de outubro, em Porto Alegre, no 2º. Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. As conferências, painéis e oficinas terão lugar no complexo do Salão de Atos da UFRGS, junto à mais tradicional área verde da capital gaúcha, o Parque Farroupilha. “Aquecimento Global: Um Desafio para a Mídia”, é o tema do evento, organizado pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS e dirigido aos profissionais da imprensa, professores, pesquisadores e estudantes universitários.

Pouco tempo se passou desde o primeiro congresso, em Santos, em 2005. No entanto, os acontecimentos mundiais na área ambiental se precipitaram, tornando ainda mais aguardado e necessário este segundo encontro. Desde muito cedo, tem sido grande a procura por informações de interessados em participar.

Jornalistas

Virão a Porto Alegre, como conferencistas e palestrantes, renomados profissionais do jornalismo ambiental do Brasil e do mundo, representando a grande imprensa, a imprensa especializada, a imprensa alternativa, os produtores independentes e a universidade.

Eles vão compartilhar suas experiências, discutir a atuação, as responsabilidades, as perspectivas dos profissionais e meios de comunicação, diante da crise e perplexidade do planeta às reações da natureza a tanta agressão humana.

Cientistas

Também estarão presentes alguns dos maiores cientistas e especialistas em temas candentes como as mudanças climáticas, recursos hídricos e Amazônia. Será uma oportunidade de contato direto dos participantes com as principais fontes da área ambiental no Brasil.

ONGs

Serão representadas, ainda, ONGs e entidades ecológicas do país, apresentando sua visão e sua crítica à atuação dos meios de comunicação e seus profissionais, bem como sua análise dos impasses ambientais deste início de século.

Como já aconteceu no primeiro congresso, em Santos, este será um momento muito rico de intercâmbio e crescimento de todos que participarem.

Leia mais em:
www.cbja2007.com.br

Internacional - bastidores de um sonho


Tem gente que prefere a Batalha do Aflitos. Nós, colorados, optamos pelos "Bastidores de um Sonho - O outro lado do título mundial". Este é o nome do DVD que eu e mais 54 mil associados do Sport Club Internacional recebemos na última semana. Já nos emocionamos com a conquista do Mundo em cima do badalado Barcelona e já vibramos com a chegada de nossos campeões. Mas todos sabemos que, antes da fama e da conquista, estão o trabalho e a dedicação.
O DVD produzido exclusivamente com imagens feitas pelos próprios jogadores e a comissão técnica durante a jornada no Japão mostra tudo o que acontece fora do alcance das câmeras e microfones. Vem o planejamento, a conversa entre os companheiros, o discurso inflamado no vestiário, o abraço solidário. É a hora em que os líderes mostram porque são líderes, e os combatentes vivem seu momento maior, porque conhecem a força que vem da torcida.
São imagens e sons com a emoção do momento, sem imagens de emissoras de televisão ou recursos profissionais. Um DVD para assistir com o coração na mão e uma certeza no peito: nada vai nos separar, nunca mais, Colorado.
Ah, o DVD vem com um extra especial: 'Bastidores da Recopa - A conquista da Tríplice Coroa'.