segunda-feira, 9 de maio de 2011

Me exercitando novamente

Cinco meses depois da ruptura no menisco, que me obrigou a realizar cirurgia, voltei hoje às atividades físicas normais, como musculação, bicicleta e hidroginástica. Isso é muito bom porque a barriga vai diminuir...

Apresentação gratuita da OSPA

Curtam a excelente programação para amanhã. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estará na Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua Riachuelo, 630) apresentando obras de dois dos compositores mais importantes e influentes do ocidente – Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Johann Sebastian Bach (1685 - 1750). O 5º Concerto Oficial será regido pelo Diretor Artístico da OSPA, maestro Tiago Flores. O concerto tem início com a execução do Concerto de Bran...denburgo n° 3, um dos mais conhecidos e populares de Bach. Na sequência está a Suíte Orquestral n° 1, a primeira de quatro suítes da carreira do compositor. Apesar da religiosidade presente, as peças estão entre as poucas obras de Bach que não são sacras.

O espetáculo termina com uma das obras mais famosas de Mozart, a Sinfonia nº 40, conhecida como a Grande Sinfonia. Dividida em quatro movimentos, é marcada por grandes contrastes e momentos de instabilidade, numa obra vigorosa em que se percebe a maturidade do compositor. A temporada 2011 da OSPA conta com uma programação bastante abrangente, contemplando um repertório que vai do barroco ao contemporâneo. Para o maestro Tiago Flores, é uma forma de atingir diferentes públicos.
– Nesta apresentação teremos uma boa amostra do período Barroco e Clássico, com peças muito conhecidas. É uma bela oportunidade para apreciar essas grandes composições – explica.
Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, Tiago Flores se especializou em regência orquestral em São Petersburgo, na Rússia. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues. Atuou à frente de orquestras do Brasil, Venezuela, México, Itália e Áustria. Entre 1999 e 2011, foi diretor artístico da OSPA. Recebeu o prêmio "Melhores da Cultura 2005" da Secretaria de Estado da Cultura - RS, prêmio Açorianos de Melhor CD Instrumental, em 2006, e Melhor Espetáculo 2008, concedidos pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Atualmente, além de Diretor Artístico da OSPA, é regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação e vêm recebendo inúmeros elogios da crítica especializada. 
Os Concertos da OSPA têm patrocino da Lei Federal de Incentivo a Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da OSPA e Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Acesse: www.ospa.org.br