domingo, 3 de março de 2013

Golaços de Forlán garantem ida do Inter à final


O Internacional venceu o Esportivo por 2 a 0 na tarde deste domingo, no Centenário, pela semifinal da Taça Piratini. Diego Forlán marcou dois golaços e assegurou a classificação à decisão. Agora, o time colorado enfrentará o São Luiz, que eliminou o Caxias, na final do primeiro turno do Gauchão. O confronto será no próximo domingo (10/3), às 16h, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí.
Repetição de time
O Inter iniciou a busca pela vaga na final do primeiro turno com a mesma escalação que havia eliminado o Grêmio na semifinal. Assim, o Inter foi a campo em Caxias do Sul com: Muriel; Gabriel, Moledo, Juan e Fabrício; Ygor, Josimar, Fred e D'Alessandro; Diego Forlán e Leandro Damião. Os zagueiros Índio, Jackson e Ronaldo Alves, o lateral Kleber, o volante Willians e o meia Dátolo, lesionados, seguem se recuperando.
Jogo fechado
Já nos primeiros movimentos da partida, o Inter procurou impor seu estilo de jogo, trocando muitos passes na busca pelos espaços em campo. Atuando no esquema 3-5-2 nitidamente defensivista, o Esportivo marcava com intensidade e cometia muitas faltas – foram quatro somente nos cinco primeiros minutos. Apesar de ter mais posse de bola, o time colorado tinha dificuldades em concluir em gol. Aos 11min, Forlán alçou a bola para a área em cobrança de falta e o goleiro Fabiano afastou de soco. Aos 14min, Gillian tentou acionar Erick, mas Muriel interceptou a bola pelo alto. Aos 18min, Gabriel tabelou com Forlán e chutou mascado por cima gol.
Forlán marca gol de placa
A partir dos 20min, o Inter ficou mais incisivo no ataque e passou a espremer o Esportivo no seu campo de defesa. Aos 24min, Fred foi lançado na entrada da área e chutou forte, cruzado, para a grande defesa de Fabiano. Quatro minutos depois, Forlán acertou um lindo chute de longa distância, no ângulo direito, e colocou o Inter em vantagem no placar.
Foi um golaço de pé canhoto – muito parecido com o marcado pelo Uruguai contra a Seleção de Gana na Copa de 2010 –, possivelmente um dos mais bonitos do Gauchão até agora.
O time da Serra assustou aos 39min, em chute de Léo, campeão do mundo pelo Inter em 2006, que passou muito próximo à trave direita.
Defesa colorada bem postada
O Esportivo voltou para o segundo tempo com uma alteração: Gabriel no lugar de Léo. O time treinado por Luiz Carlos Winck tentou se impor na busca pelo empate, mas o Inter se fechou bem, conteve o ímpeto inicial do adversário e passou a explorar os contra-ataques.
Aos 10min, Fred avançou com a bola dominada pelo meio e disparou o chute frontal que passou perigosamente ao lado do gol. Dois minutos mais tarde, D'Alessandro chutou colocado e a bola saiu à direita. Aos 20min, a zaga do Esportivo saiu jogando errado e a bola sobrou para Forlán, que finalizou para fora.
Brilha a estrela do artilheiro uruguaio
Mas a tarde era mesmo de Forlán. Aos 22min, o uruguaio driblou o marcador na frente da área, primeiro para a esquerda, depois para a direita, e chutou com precisão, no canto direito de Fabiano: 2 a 0! O camisa 7 se isolou na artilharia do campeonato, com seis gols. Foi o seu 11º gol em 25 jogos.
Momentos depois do gol, Caio entrou no lugar de Damião e fez sua estreia com a camisa colorada. Aos 27min, Dunga foi expulso por suposta reclamação da arbitragem. Aos 32min, Fred obrigou o goleiro Fabiano a fazer defesa em dois tempos após pancada de fora da área. Em rara chegada do Esportivo, aos 34min, Gillian cruzou e a bola quase surpreendeu o goleiro Muriel.

Texto e foto: site do Inter

PT vence pela segunda vez em Novo Hamburgo


Texto: Clicrbs
Foto: Leandro Becker / Agencia RBS

Após oito meses de campanha, debates, troca de acusações e até de aliados, Novo Hamburgo tem um novo prefeito. Formado em Ciências Sociais e deputado estadual por dois mandatos, o petista Luis Lauermann, 48 anos, derrotou Paulo Kopschina (PMDB) nas urnas neste domingo.
— Houve tentativa de tapetão, sofremos injustiça, mas o povo respondeu hoje. Faremos um governo de todos, com apoio dos governos de Dilma e Tarso — destacou Lauermann.
Lauermann revelou que, entre suas prioridades, estão investimentos em segurança — com reforço policial — e mais médicos para garantir uma saúde qualificada.
Das eleições suplementares, a de Novo Hamburgo despontou como a mais relevante. A capital nacional do calçado é a sétima economia do Estado, o motor do Vale do Sinos. Com 238,9 mil habitantes e 177,2 mil eleitores, é o sétimo maior colégio eleitoral gaúcho.

Será chuva?

Céus, ele desapareceu.
Elas tomaram conta.
Sol foi, nuvens ficam
Será promessa de
pingos d'água?

Sol brilha. E a chuva?

A janela abri e ele, o sol, me recepcionou. Aqui no Sul é assim: os meteorologistas avisam que vai chover e ficamos esperando. De fato, ontem as nuvens tomaram conta do céu e eu saudei os pingos que viriam. Não apareceram!
Então, bom dia de sol e vitória vermelha!