segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Reino do Gado repercute no Brasil e no exterior

Fonte: http://www.amazonia.org.br

O relatório O Reino do Gado, lançado neste domingo por Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, parece destinado a pautar um amplo debate público sobre a cadeia de atividades que acabam deslocando a pecuária para o Norte do país. Ao contrário do que normalmente acontece, o diagnóstico parece ser unanimidade entre todos os atores interessados, mesmo aqueles com interesses diametralmente opostos. Conforme apurou a Folha de São Paulo, que repercutiu com diferentes protagonistas locais, o próprio presidente da comissão da Amazônia da Confederação Nacional da Agricultura, o pecuarista paraense Carlos Xavier, ressalta que a pecuária está sendo "empurrada para cá" por uma "pressão muito forte", oriunda do aquecimento de outras atividades agrícolas. Já o prefeito de São Félix do Xingu, Denimar Rodrigues, admite abertamente que "sai muito mais barato desmatar que investir na recuperação do pasto", pois "ninguém respeita o limite". Na manhã de hoje, Amigos da Terra relatou ter recebido dezenas de e-mails de reação ao relatório, inclusive de grandes pecuaristas, todos concordando com a análise do relatório.
Menos consenso deve existir sobre as soluções e recomendações, pelo menos a partir dos fatos levantados pela Folha. O jornal verificou que a chegada de novos frigoríficos não substitui o mercado local, que paga preços irrisórios e consome carne em grande quantidade. Conforme defendido por Roberto Smeraldi, diretor de Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, em entrevista àquele jornal, os dois mercados tendem a se complementar e conviver, aumentando o impacto da atividade.
Até o momento não houve comentários ou explicações por parte do governo em relação ao relatório e à reportagem da Folha, que apontou a falta de implementação das diretrizes do BASA no caso do Pará, conforme admitido pelo gerente do banco em São Félix do Xingu. Especialistas comentam, em e-mails enviados para a entidade, que as exigências do banco são implementadas de forma mais correta em estados como o Acre, enquanto no Pará, Mato Grosso e Rondônia faltaria o rigor necessário.
No exterior, o jornal The Independent, baseado em Londres, dedicou duas páginas de sua edição de domingo ao relatório. Neste caso, o destaque foi por conta do envolvimento do Banco Mundial no financiamento da expansão da pecuária na Amazônia. Em março de 2007, o IFC, braço do Banco Mundial para o setor privado, aprovou um empréstimo para diversos frigoríficos do grupos Bertin, sem estudar a maioria das áreas afetadas. O The Independent enxerga uma contradição entre a recente proposta do Banco Mundial durante a conferência do clima em Bali - visando criar um mercado da redução de emissões oriundas do desmatamento - e o financiamento da expansão da pecuária. Dois ex-funcionários do banco enviaram comentários para a entidade a respeito da reportagem do jornal inglês, alegando que as duas iniciativas podem ser compatíveis, embora de forma perversa, já que o aumento do desmatamento poderia contribuir para estimular o mercado da redução nas emissões.
Leia aqui o relatório na íntegra

E o Porto-Alegrense?

Torcedores e dirigentes do Porto-Alegrense já não escondem a preocupação como time (?) que está sendo preparado pelo técnico Vagner Mancini para a temporada. O caderno de esportes de ZH é taxativo: "Preocupante". Bem, o problema é para o lado da Azenha, que terá que administrar crises ao longo do semestre.
O Inter, ao contrário, vem de uma bem-sucedida pré-temporada nos Emirados Árabes e quer ganhar o Gauchão e a Copa do Brasil no primeiro semestre. Depois, que venha o segundo.

Pato é exaltado pela imprensa internacional

Ontem, quando Alexandre Pato desconcertou o zagueiro do Napoli e tocou por baixo do goleiro adversário, lembrei de uma partida que assisti no primeiro semestre de 2006 no campo suplementar do Beira-Rio. O Inter jogava a segunda divisão do campeonato gaúcho com o time B e tinha dificuldade de vazar a zaga adversária no primeiro tempo.
Na segunda etapa, entrou em campo um guri que diziam ter 16 anos, mas ostentava um corpo de jogador de 18 anos. Uns o chamavam de Alexandre, outros de Pato. Isso não importa porque o mais importante foram os dois gols marcados pelo garoto. No primeiro, driblou dois zagueiros e chutou cruzado e com categoria, sem chance para o goleiro. O segundo foi de cabeça. Suas evoluções, sempre buscando o gol, chamaram a atenção de todos.
Os torcedores que assistiam ao jogo agarrados à tela se olhavam e pelo menos um disse: "Esse guri é fenômeno". Depois disso, todo mundo sabe o que aconteceu. O Inter escondeu Pato até renovar seu contrato por um salário que permitisse assegurar uma boa indenização em caso de venda. Jogou pouco no Inter, mas mostrou que o senhor que estava ao meu lado em 2006 tinha sido um profeta.
Ontem, na goleada do Milan por 5 a 2 sobre o Napoli, no Estádio San Siro, a atuação do guri de Pato Branco (PR) repercutiu na imprensa internacional. Alexandre, agora com 18 anos, já é considerado um "fenômeno" pelos especialistas. Na manchete do diário italiano Corriere dello Sport de hoje está estampado "fenômeno Pato", com uma foto do atacante brasileiro em destaque (foto acima). O jornal La Gazzetta dello Sport definiu o time de Milão como "Patômico" - associando o nome do brasileiro com a palavra 'atômico'.
Só espero que a fama e o "eudeusamento" não perturbem a cabeça do rapaz. Aqui no Inter, quando fazia gol, saia correndo sozinho em direção à torcida como se fosse o único responsável pela conquista. Muitos torcedores criticavam a atitude. Ontem, chorou abraçado aos craques consolidados do Milan e formou um coração com as mãos, homenageando sua namorada, a atriz Sthefany Brito, presente no estádio. Além disso, beijou o distintivo do Milan, atitude comum entre os jogadores que estão chegando em uma equipe e querem agradar a torcida. Que não esqueça do Internacional, clube que o formou desde os 10 anos.

Silêncio