terça-feira, 3 de julho de 2012

FENAJ convoca movimento pela votação da PEC dos Jornalistas nesta quarta-feira

A PEC 33/09, que restitui a exigência de diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, permanece na pauta do plenário do Senado. Em contato com a comitiva de dirigentes sindicais que pleitearam a aprovação da matéria, o presidente da Casa, senador José Sarney, assegurou que a PEC dos Jornalistas é uma das prioridades antes do recesso parlamentar.A FENAJ convoca a categoria a reforçar a mobilização pela votação da proposta, que poderá ocorrer nesta quarta-feira (4/7).

Composta por representantes de 20 Sindicatos de Jornalistas e da Executiva da FENAJ, a comitiva de dirigentes da categoria iniciou o périplo pelos gabinetes dos senadores às 10h desta terça-feira, num trabalho que se estendeu até às 17h30. “Conversamos com diversas lideranças, com o autor da PEC e com a grande maioria dos senadores, que manifestaram apoio à nossa luta”, conta a diretora da FENAJ e uma das coordenadoras da campanha em defesa do diploma, Valci Zuculoto.

Simplicidade infantil no filme "O que eu mais desejo"

Eu gostaria de retomar a simplicidade e a ingenuidade das crianças. Foi com este sentimento que saí a pouco de uma sala do cinema Guion, em Porto Alegre. Nela assisti "O que Eu Mais Desejo", belo e comovente filme do japonês Hirokazu Kore-eda, um especialista em retratar o universo infantil. Nas duas horas da obra, dá vontade de entrar na tela e seguir os rumos traçados pelos personagens, que parecem ter mais bom senso do que os adultos.
O filme retrata a história de dois irmãos obrigados a se separar com o fim do casamento de seus pais. O mais velho, Koichi, fica com a mãe, que volta para a casa dos pais e procura um trabalho. O mano Ryu mora com o pai músico de vida desregrada. Os guris querem mesmo é juntar novamente o quarteto e pensam transformar uma fantasia em realidade.
Eles acreditam que, se presenciarem o exato momento em que dois trens-bala em direções contrárias se encontram, poderão fazer um pedido que irá se realizar. E vão atrás deste sonho, levando junto outras crianças com seus sonhos próprios.
Não me estenderei mais porque sugiro o filme para todos que amam o bom cinema, têm desejos e sonhos. Emoção garantida!

O primeiro Beto

Neste acanhado bar, com meia dúzia de mesas e o triplo de gente, surgiu o lendário Bar do Beto. Hoje é uma farmácia, e o bar uma referência na noite de Porto Alegre.
Foto de Ricardo Stricher

Chuva miúda

Miúdos, sem fazer muito barulho, os pingos da chuva chegaram.
Sejam bem-vindos e procurem se espraiar pelo Rio Grande das plantações que precisam de vocês.
Só lamento pela roupa que deixei no varal e que já devia estar seca. Mas não é hora de egoísmo...