sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Danilo Ucha é o Jornalista de Economia do ano no RS

                                
                                    O colunista Danilo Ucha, do Jornal do Comércio, foi eleito O Jornalista de Economia do Ano em votação realizada hoje (sexta-feira) no Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon/RS), promotor do evento. A escolha, feita por representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), avaliou 12 outros profissionais de veículos gaúchos. A entrega da premiação ocorrerá no dia 9 de dezembro, às 20 horas, no Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.
                                     Com 66 anos de idade e mais de 40 anos de profissão, Ucha atuou em diversos veículos do Interior, da capital e de fora do Estado - Platéia (Livramento), Diário de Notícias, Rádios Farroupilha e Guaíba, Folha da Tarde, Zero Hora, TVE, Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, além de trabalhos de free-lancer para revistas nacionais. Também edita o mensário Jornal da Noite. No Jornal do Comércio, é responsável pelo Painel Econômico desde 2002.
                                     A comissão julgadora foi constituída pelo presidente do Corecon/RS, Geraldo Rodrigues da Fonseca, pelos diretores do Sindicato Jorge Correa, Márcia Martins e Arfio Mazzei e pelos dirigentes da ARI Ercy Torma (presidente,) Antônio Goulart e Ayres Cerrutti.  Para Fonseca, a primeira edição do prêmio é um reconhecimento da sociedade gaúcha para duas profissões que caminham lado a lado, como o Jornalismo e a Economia. “Homenagear um profissional a cada ano é valorizar o jornalista que se especializa na área. É uma pena que possamos escolher apenas um, pois o Rio Grande do Sul é celeiro na formação de jornalistas setoristas de economia” explicou o dirigente.

Foto: João Mattos/divulgação

Em perfil no Twitter, Bope critica cobertura da Globo e da Record de operação policial no Rio

As imagens chocantes da violência no Rio transmitidas ao vivo nesta quinta-feira, 25, pelas redes Globo e Record foram criticadas no Twitter por um perfil do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, informou a Folha.com. (veja as imagens aqui e aqui).
As cenas filmadas de helicóptero mostraram dezenas de traficantes armados, fugindo em massa durante uma ação policial na favela da Vila Cruzeiro (zona Norte), em direção ao Complexo do Alemão. Também foi registrado o momento em que um homem foi baleado e caiu no chão. Os criminosos chegaram a exibir fuzis às câmeras, observa a Exame.com.
O Bope reagiu no Twitter: “Um desserviço prestado pelas aeronaves de Record e Globo”. O perfil @Bope_RJ foi criado no início deste mês e, segundo informações publicadas no próprio microblog, é operado pelo setor de Comunicação.
Usuários usaram o hashtag #globocop para comentar a cobertura das emissoras no site de microblogs. “A #Globo fica dedurando o esquema tático do Bope!”, reclamou uma internauta. “Se o #globocop não estivesse ali o helicóptero do Bope ia chegar fazendo tiro ao alvo”, comentou outro.
Os ataques lideraram a lista de termos mais citados no Twitter, observa o iG. A Vila Cruzeiro, onde foram feitas as imagens, é o local onde o jornalista da TV Globo Tim Lopes foi torturado e morto por traficantes oito anos atrás.