terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Chute para todos os lados

Na falta de notícias mais consistentes, os coleguinhas do esporte estão atuando aos moldes de muito times durante os campeonatos: chutam para todos os lados. Na ânsia de obterem um furo, anunciam compras, vendas e transferências de jogadores. Já tem até o chamado mercado da bola. E os empresários dos jogadores, com os seus interesesses explícitos, são as principais fontes. Período sem futebol é como a entressafra na agropecuária. Muitas vezes não se colhe nada. Apenas joga-se a semente ao solo mesmo sabendo-se que não é época ideal de plantio. A decepção em ambos os casos é grande.

Boas notícias em 2010

Amigos e amigas, recebam 2010 com notícias alvissareiras.
Que o novo ano venha repleto de manchetes positivas em suas vidas.
Abraço!

Questão do registro para jornalistas deve ser resolvida em 2010

Os procedimentos para o registro profissional de jornalistas no Ministério do Trabalho e Emprego devem ser definidos no próximo ano. Apesar da consultoria jurídica do Ministério ter distribuido uma orientação interna sobre os registros de diplomados e precários, a Advocacia Geral da União ainda não manifestou sua posição. Com a queda da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo, muitas dúvidas sobre o registro profissional foram levantadas, mas só devem ser esclarecidas com a volta do ministro Carlos Lupi, que está de férias.
A Coordenação de Identificação e Registro Profissional (CIRP) do MTE informou ao assessor jurídico da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), Claudismar Zupiroli, que o documento interno orienta a concessão de registro profissional para diplomados e um procedimento comum em relação dos registros precários realizados até o julgamento do Supremo. Mas os critérios que serão adotados para o registros de jornalistas sem curso superior ainda não foram esclarecidos.
Já para os diplomados, as carteiras de trabalho deve ser feito sob a identificação "Jornalista Profissional". No caso dos precários, haveria alteração, com o registro sendo lançado na categoria Jornalista, na função Jornalista/Decisão STF

2009 termina com 1 milhão de novos empregos formais

Tem gente que não gostará da notícia, mas ela relete a realidade. O Brasil vai fechar 2009 com mais de 1 milhão de novos empregos formais, o que pode ser visto como uma vitória brasileira diante da crise mundial. Desde 2004, as empresas têm contratado acima do patamar de 1 milhão de vagasNo começo do ano, houve aumento da massa salarial, ainda mais com o reajuste do salário mínimo sendo pago antecipadamente. Os preços não subiram e o crédito para a pessoa física foi retomado, ingredientes que favoreceram o consumo.

O comércio e os serviços não precisam manter grandes estoques de produtos e dependem fortemente do comportamento do consumidor. Se este estiver confiante, vai às compras, viaja, se diverte, frequenta cursos. Como os bancos resolveram financiar a pessoa física, aliado às políticas do governo federal de isenção de impostos de eletrodomésticos, carros e materiais de construção, setores como comércio e serviços sentiram bem menos a crise, se comparados com a indústria.

Um quarto da população brasileira tem renda indexada ao salário mínimo, mas no Nordeste esse porcentual aumenta para 46%. O trabalhador que ganha pouco, em vez de poupar, consome. Não por acaso, o Nordeste cresceu durante a crise.