quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jornalismo também é memória

Quem acha que um jornal diário prescinde da memória comete erro histórico. 
Juvenilizar uma redação, eliminando os experientes, é um tiro no pé. 
Pior: o leitor também é atingido.

Canto dos pássaros

Bom dia, gente amiga. Ao acordar aqui em Barra do Ribeiro, ouço mais o canto dos pássaros e o latido da cachorrada e menos o ronco dos motores dos carros. Abro a janela e vejo o verde da árvore no lugar do paredão do edifício que erguem em Porto Alegre. Diferentes sons e imagens do lugar onde nasci daquele que escolhi para morar. Porque trabalhar e estudar é preciso. E descansar necessário.

Adeus a um colega especial

Acordei cedo, como sempre, e resolvi espiar a web, como faço desde que fevereiro chegou. Nada de postar porque manuseio um celular e não o teclado do PC. Hoje, mudo a rotina por uma razão emotiva. No domingo, assassinaram brutalmente o colega Ruy Arteche, que aposentado estava em sua Livramento. Quem trabalhou com ele, como eu, está de luto. Ele era dono de jeito especial de tratar os que o rodeiavam e era um brilhante profissinal. Suas edições do caderno Campo & Lavoura, de Zero Hora, tinham selo especial e seus títulos e legendas exibiam estilo e criatividade. Quando cheguei em ZH em 1986, ele já estava lá. Ficou até o início da década seguinte, rumando para SC, onde pensei que ainda estava. Lamentável o jeito que partiu.

De férias na minha terra

Amigos e amigas, inicio um período de duas semanas ao lado de quem me trouxe ao mundo. Estarei em Barra do Ribeiro com a minha mãe Suely - que aniversaria no dia 16 - e não circularei na internet neste período. Vou caminhar, pedalar e ler alguns livros. Tenham um bom feriado e um excelente Carnaval. Até mais. Beijos e abraços.