domingo, 31 de maio de 2009

Sol, Copa do Mundo e Inter

Publicações da mídia indicavam chuva ao longo do dia em Porto Alegre. Acompanhada do frio, que chegou aqui na sexta-feira. No entanto, no momento em que escrevo, olho pela janela, e não contenho o sorriso ao avistar o sol brilhando sobre a capital gaúcha. Tomara que a chuva se mantenha nas zonas de produção do Rio Grande do Sul, onde ela faz muita falta. Mas aqui em Porto Alegre é dia de festa e o sol é bem-vindo.
No início da tarde, no Parque da Redenção, começam os preparativos para comememorar a indicação de Porto Alegre como uma das sedes do Mundial de 2014, a ser anunciada por volta das 15h30min pela Fifa. Mais tarde, às 19h30min, o Internacional, recheado de reservas, enfrenta o Avaí em sua quarta partida pelo Brasileirão. Vai em busca da quarta vitória consecutiva e da liderança absoluta no campeonato que todos os colorados almejam no ano do Centenário.
Portanto, que fique o sol e que venham a Copa do Mundo e a vitória colorada.

Coxas ameaçam torcida do Inter em Curitiba

Leio em diversos espaços da internet que as torcidas organizadas do Coritiba estão ameaçando os torcedores colorados que irão ao Couto Pereira, em Curitiba, na quarta-feira, quando o Inter e o time da cidade decidem um vaga para a final da Copa do Brasil. Um dos argumentos utilizados é que eles foram "maltratados" no Beira-Rio, na primeira partida, vencida pelo Inter por 3 a 1.
Estas informações não são verdadeiras. Eu estava nas cadeiras e pude ver que a torcida deles estava com bom espaço, com muita folga. Não havia ninguém apertado, como alegam. Mais: havia proteção nas laterais e na parte de cima da arquibancada destinada ao Inter. E mais a Brigada Militar separando as duas torcidas, a ponto de ali serem vistos os únicos clarões em um estádio lotado.
Sobre os banheiros químicos, de que não gostaram, já sabemos as razões que levaram a direção a colocá-los lá. Se não fizesse isso, eles iriam destruir os banheiros tradicionais. Aliás, como a torcida amiga deles em Porto Alegre - do Grêmio - costuma fazer.
Mais: eles tiveram todo o acompanhamento de BM em Porto Alegre. E os caras legais deles circularam livremente pela cidade. Sentei ao lado de um grupo coritibano no Shopping Praia de Belas, na tarde do jogo, e até trocamos algumas ideias. Ao final do jogo, três caras da torcida deles entraram em um bar na frente do Beira-Rio - onde eu estava - e foram bem recebidos. Nos cumprimentaram, agradecemos e eles foram embora com as cervejas. Na maior paz. Me espanta que estejam armando este clima.