segunda-feira, 23 de julho de 2012

Meu cinema na infância


Neste prédio, que deveria ter sido tombado, minha geração começou o gosto pelo cinema. Em Barra do Ribeiro, o cine Vera Cruz provocava grandes filas de adultos e crianças. E e meus irmãos, piás, íamos na tradicional matiné.

A importância das palavras na história

Estou adiantando o conhecimento de uma disciplina que cursarei no próximo semestre de História. Ao ler A Era das Revoluções, de Eric J. Hobsbawm, deparo já na introdução com uma observação pertinente do autor: "As palavras são testemunhas que muitas vezes falam mais alto que os documentos."
Ele refere-se ao período que trata a obra (1789-1848), em que algumas palavras foram inventadas ou ganharam significados modernos. Ainda hoje lembramos do tempo quando nos referimentos a "indústria", "classe operária", "classe média", "capitalismo", "socialismo", "nacionalidade", "crise econômica", "sociologia", "ideologia" e "jornalismo", entre outras.
O autor diz que imaginar o mundo moderno sem estas palavras é medir sem profundidade a revolução que eclodiu no período citado e constituiu a maior transformação da história humana. Trata-se de uma revolução que transformou e continua transformando o mundo. Veja-se a crise atual do capitalismo nas grandes potências.

Acordar

Acordou a manhã
no canto do pássaro,
no rodar do carro,
na fala do casal,
no latido do cão
e no raiar do sol.
A maioria dorme,
mas vale acordar
nesta madrugada
de sons fatiados.

Boa vitória contra adversário ruim

Não sei se o Inter de Dorival Júnior faria o mesmo placar. Talvez. Mas o fato é que o colorado de Fernandão, estreiando como técnico, mostrou coisas boas. A vitória de 4 x 1 foi uma delas. O time arriscou muito, chutou, foi à frente. O comandante fez a mudança certa no intervado, e o segundo tempo foi construído ao natural. Destaque para o garoto Fred, 18 anos, lépido e faceiro. Além de marcar um gol entrando a drible na área do Atlético-GO e dar assistência para outro, foi agudo. Está nascendo uma nova joia colorada. Só ficou a dever a torcida - 10 mil no total. Acredito que o esquema de o sócio ter que avisar de vai ao jogo atrapalha. Agora, é o Figueira em Floripa. Outro adversário a ser batido.

Na planície

Ando na planície à procura
de um lugar para sentar
e garantir bom silêncio.
Depois, com certeza,
gritarei por liberdade
nas alturas da vida.