quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Inveja tricolor

Com todo o respeito aos amigos gremistas, é necessário registrar o contexto em que um grupo, com apoio da mídia, comemorou ontem o 24º aniversário da Copa Intercontinental em Tóquio. Não tenho notícia de que fizeram o mesmo quando se passaram cinco, dez ou 20 anos da vitória do Porto-Alegrense sobre o Hamburgo.
Concordo que a rivalidade é grande, mas a comemoração só foi realizada porque os colorados farão uma grande festa em homenagem ao Campeão do Mundo Fifa no domingo (16) e na segunda-feira (17).
Inveja tricolor? Com certeza!

O que é notícia?

Jornal reproduz hoje notícia de uma agência noticiosa com pelo menos cinco anos de atraso. A manchete é exatamente esta: "Correios entregam menos cartas". Não é de hoje que isso acontece. A prolifereção do uso da internet reduziu o número de correspondência por carta em todo mundo no início deste século. O título em questão é óbvio, e não é atual. Seria surpreendente e motivo de manchete real se o número de cartas entregues pelos Correios tivesse aumentado. Será que não havia outra notícia mais importante na redação?

Meio ambiente: reflorestadores atacam ONGs

Estão querendo mudar a ordem das coisas.
Empresas reflorestadoras, a maioria multinacional, estão lançando campanha para atacar ONGs que defendem o meio ambiente. Na visão dos grandes grupos, as batalhas política e judicial travadas pelas organizações ambientalistas estão ameaçando os projetos deles. Não pensam nos prejuízos causados ao meio ambiente e até questionam os recursos das entidades. Alegam, inclusive, que as ONGs estariam a serviço de concorrentes. Deveriam achar outro argumento....
Um exemplo: na Metade Sul do Rio Grande do Sul, as vocações pecuária e arrozeira estão sendo abandonadas em troca do plantio de eucalipto. Ou seja, em vez de produzir alimentos para a população nacional, estão tirando da terra matéria-prima para produção de papel, que será exportado. Quando abandonarem os projetos, o que é rotineiro, a terra não servirá mais para a agropecuária. O que vale é o lucro, e a grande mídia apóia naturalmente.

Felicidade

Existe um conto muito interessante sobre as nossas escolhas e de como encontrar a paz.

Ele conta que certa vez um rei teve de escolher entre duas pinturas, qual mais representava a paz perfeita. A primeira era um lago muito tranqüilo, este lago era um espelho perfeito onde se refletiam algumas plácidas montanhas que o rodeavam, sobre elas encontrava-se um céu muito azul com nuvens brancas. Todos os que olharam para esta pintura pensaram que ela refletia a paz perfeita.

Já a segunda pintura também tinha montanhas, mas eram escabrosas e não tinham uma só planta, o céu era escuro, tenebroso e dele saíam faíscas de raios e trovões. Tudo isto não era pacífico. Mas, quando o rei observou mais atentamente, reparou que atrás de uma cascata havia um pequeno galho saindo de uma fenda na rocha. Neste galho encontrava-se um ninho. Ali, no meio do ruído da violenta camada de água, estava um passarinho calmamente sentado no seu ninho. Paz Perfeita. O rei escolheu essa segunda pintura e explicou:

"Paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas Ou sem dor. Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, Permanecemos calmos e tranqüilos no nosso coração. Este é o verdadeiro significado da paz."

Esse conselho real serve para todos nós que vivemos rotinas cheias de compromissos, obrigações e turbulências. Olhe para a pintura de sua alma, descubra o seu verdadeiro lugar no mundo e faça o seu "ninho" de paz e harmonia.
Não se deixe levar pelo ambiente, construa na tua vida aquilo que é melhor para você mesmo e seja FELIZ !!!


Autor desconhecido