sábado, 29 de setembro de 2007

Caros Amigos nas bancas


Uma grande idéia que merece ser apoiada: a revista Caros Amigos está republicando edições antigas. Trazem grandes entrevistas como as de Caco Barcellos, Leonardo Boff, Chico Buarque, Sócrates, Franklin Martins, Ciro Gomes e outros. A que está à venda agora é a de Ariano Suassuna, edição 75, de junho de 2003 (capa ao lado). Entrem no site da revista e se abasteçam:

http://carosamigos.terra.com.br/






Jornalista é trabalhador

Recentemente, coloquei uma enquete nas quatro comunidades que administro na Internet querendo saber em que patamar social o jornalista se colocava. Pelo resultado, há dúvida na cabeça dos colegas. Vejam os números:

Jornalista é intelectual ou trabalhador?

Intelectual: 23 - 6% das respostas
Trabalhador: 66 - 17,3%
As duas opções: 293 - 76,7%
Total: 383

Entendo que a maioria preferiu optar pela opção mais cômoda porque, na verdade, boa parcela dos jornalistas não se vê como um trabalhador. Se acha um intelectual porque freqüentou a faculdade e se graduou. Ou um profissional liberal, muitas vezes sendo contratado como pessoa jurídica. No entanto, tenho convicção de que somos tão trabalhadores quanto os profissionais de outras categorias e, portanto, sujeitos aos mesmos atropelos praticados por alguns grupos empresariais ou pelos poderes públicos.
Diante deste cenário, vemos indiferença às lutas sindicais que, na prática, significa a defesa do salário e das condições de trabalho de cada um. Na hora da pauta, é recomendável que companheiros jornalistas refletirem sobre o importante papel social que representam perante a sociedade. E olhem também para o meio em que atuam. Ou seja, estão vendendo sua força de trabalho, mesmo que dedilhem no teclado de um computador. São trabalhadores, portanto.