sábado, 8 de janeiro de 2011

A flauta é livre


Quando o Inter perdeu no Mundial de Clubes, os gremistas enlouqueceram, postando imagens do goleiro do Mazembe sentado e dando voltas. Buscavam humilhar os colorados. Agora, com a perda do Ronaldinho para o Flamengo, os colorados criaram uma simulação da mesma dança. Só que o protagonista é Ronaldinho com a camiseta flamenguista. É a eterna flauta do futebol gaúcho, mas deve ser ruim para os gremistas, traídos pela segunda vez pelo jogador que o clube formou e tornou-se o melhor do mundo. O sonho gremista já tinha até festa programada. 
Só o tempo dirá, mas acho que o Grêmio teve mais sorte do que juízo. O filho da dona Miguelina quer unir futebol com pagode, impossível de se conceber nos dias atuais. O Flamengo acredita...

AS MARSELHESAS DO "FRONT - parte 1

Recebo e agradeço a correspondência da historiadora Tânia Machado Morin, autora do artigo "As Marselhesas no Front", publicado na revista de Histórica da Biblioteca Nacional. Recentemente, comentei neste blog a excelência do trabalho de Tânia, que merece ser apreciado melhor, como ela própria sugere. Eis o texto da colega:
 
Prezado Jorge,
 
Agradeço seu interesse e comentários a respeito do meu artigo "As Marselhesas no Front", que saiu no número de dezembro da Revista de História da Biblioteca Nacional.  
Elogiadas ou censuradas, as mulheres soldadas  marcaram presença nas guerras da Revolução Francesa,  enfrentando preconceitos, arriscando a vida  e lutando ao lado de seus homens. A maioria não deixou nome na História,  mas  achei que valia a pena divulgar a atuação daquelas cujos nomes sobreviveram nos arquivos.  Se você quiser, pode acessar minha dissertação completa :  "Práticas e representações das mulheres na Revolução Francesa - 1789-1795" (USP, dezembro de 2009) publicada no banco de teses da USP. Mais fácil ainda é digitar meu nome completo no Google: Tania Machado Morin.  Lá estão todas as imagens do trabalho, que inclui, além das guerreiras, as militantes políticas  e as mães republicanas.  Como aquelas mulheres conseguiram participar de maneira tão significativa na Revolução?  Apresento as vozes das protagonistas femininas e o contraponto da visão masculina sobre a questão.   
 
Parabéns pelo  blog  Correando,
 
Tania Machado Morin

Fenaj repudia agressão à equipe da RBS TV em Santa Catarina

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestou-se na tarde desta sexta-feira, 7, sobre a agressão que a equipe da RBS TV sofreu em Santa Catarina. O presidente da entidade, Celso Schröder considerou o ato ‘uma covardia’ e exigiu, através do site da Fenaj, “que as autoridades estaduais tomem imediatamente providência para punir os agressores”. “A Fenaj e o Sindicato de Santa Catarina não vão aceitar que os culpados não sejam identificados e devidamente punidos”, disse.
Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) relata o fato e declara “repúdio ao uso da violência à profissionais”. “O SJSC está a postos para defender os colegas que, no dever da profissão, sofrem no seu cotidiano, diversas formas de violência física e moral”, diz parte do texto.
O episódio ocorreu em Indaial, no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina e envolveu o repórter Francis Silvy, o repórter cinematográfico Marcio Ramos e o motorista auxiliar Andrei Luís, que investigavam denúncia do Ministério Público sobre formação de cartel por parte de um shopping da região.

A novela Ronaldinho tem novo capítulo hoje

Nesta charge, o cartunista Amorim captou bem o "drama" que se cerca em torno da novela Ronaldinho. Tem gremista sofrendo, flamengista otimista e palmeirense olhando por fora. O craque conseguiu, ao lado do irmão Assis, manter o Brasil sob supense até hoje, quando é prometido um novo e inédito capítulo. 
Como colorado, estou tranquilo. Ronaldinho é fruto do marketing e será visto mais em rodas de pagade do que nos campos de futebol, onde poderia ainda estar exibindo seu vistoso futebol. Mas tem muito dinheiro e acha que pode misturar os dois gostos - futebol e festa. Não, um esporte de alto nível e que exige performance elevada não permite isso. Será que o Grêmio faz certo em brigar tanto pelo jogador que criou e mostrou ao mundo?

Cuba e a Imprensa estarão em debate na quarta-feira

Um grupo de jornalistas gaúchos esteve em Cuba recentemente integrando a I Brigada Mundial Contra o Terrorismo Midiático à ilha. Integrantes dessa atividade estarão reunidos na próxima quarta-feira, dia 12 de janeiro, às 19h, no SindBancários, para um bate-papo sobre as impressões da realidade cubana. A entrada é franca.
No encontro, será exibitdo o documentário 'O dia que a diplomacia morreu', da jornalista irlandesa Bernie Dwyer, mostrando o financiamento dos Estados Unidos a grupos antirevolucionários em Cuba. A liberdade de Imprensa, as mudanças no modelo econômico da ilha e os 50 anos do bloqueio econômico estão entre os temas deste diálogo. 

O SindBancários fica na rua Genaral Câmara, 424, Centro de Porto Alegre