sábado, 8 de janeiro de 2011

AS MARSELHESAS DO "FRONT - parte 1

Recebo e agradeço a correspondência da historiadora Tânia Machado Morin, autora do artigo "As Marselhesas no Front", publicado na revista de Histórica da Biblioteca Nacional. Recentemente, comentei neste blog a excelência do trabalho de Tânia, que merece ser apreciado melhor, como ela própria sugere. Eis o texto da colega:
 
Prezado Jorge,
 
Agradeço seu interesse e comentários a respeito do meu artigo "As Marselhesas no Front", que saiu no número de dezembro da Revista de História da Biblioteca Nacional.  
Elogiadas ou censuradas, as mulheres soldadas  marcaram presença nas guerras da Revolução Francesa,  enfrentando preconceitos, arriscando a vida  e lutando ao lado de seus homens. A maioria não deixou nome na História,  mas  achei que valia a pena divulgar a atuação daquelas cujos nomes sobreviveram nos arquivos.  Se você quiser, pode acessar minha dissertação completa :  "Práticas e representações das mulheres na Revolução Francesa - 1789-1795" (USP, dezembro de 2009) publicada no banco de teses da USP. Mais fácil ainda é digitar meu nome completo no Google: Tania Machado Morin.  Lá estão todas as imagens do trabalho, que inclui, além das guerreiras, as militantes políticas  e as mães republicanas.  Como aquelas mulheres conseguiram participar de maneira tão significativa na Revolução?  Apresento as vozes das protagonistas femininas e o contraponto da visão masculina sobre a questão.   
 
Parabéns pelo  blog  Correando,
 
Tania Machado Morin

Nenhum comentário: