sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Atentado a jornalista: Fenaj cobra ação de empresas

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifesta seu veemente repúdio ao atentado contra o repórter Amauri Ribeiro Júnior, do jornal Correio Braziliense, baleado na Cidade Ocidental na tarde de ontem (19/09), em Brasília. Na oportunidade que expressa solidariedade à vítima, seus familiares e colegas de redação, exige das autoridades imediata e rigorosa apuração do ocorrido, com punição exemplar dos responsáveis por mais esse ato bárbaro contra o jornalismo, a imprensa como instituição e o direito constitucional de livre informação.
Amauri estava trabalhando numa série de reportagens sobre a violência no entorno de Brasília. Há fortes indícios de crime de mando. Por isso é fundamental a prisão do autor do disparo e, principalmente, a identificação e punição, com os rigores da lei, do possível mandante.
Preocupa a Fenaj e seus sindicatos filiados a freqüência com que casos semelhantes têm ocorrido no Brasil, especialmente em regiões de alta densidade urbana, como São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte, DF ou em áreas de conflito pela posse da terra, como no Pará e Maranhão. Os relatórios produzidos anualmente pela FENAJ demonstram que a mesma violência que atinge diariamente milhares de cidadãos brasileiros também faz vítimas, às vezes fatais, entre os profissionais da imprensa. Por essa razão, a Federação e Sindicatos têm reivindicado a adoção, por parte das empresas de comunicação, de medidas que garantam a proteção, saúde e a vida dos jornalistas e demais integrantes das equipes de reportagens em coberturas que envolvam riscos.
A Diretoria da FENAJ soma-se à iniciativa do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal de propor a realização de seminário sobre a segurança da profissão de jornalista em Brasília e nas cidades satélites, envolvendo o sindicato patronal e a Secretaria de Segurança do DF.

Exposição mostra as riquezas do Lami


A Zona Sul de Porto Alegre é um mundo à parte em relação ao centrão da Capital gaúcha. Quem já teve a oportunidade de visitar regiões como Belém Novo, Belém Velho, Lami e Itapuã, voltou de lá fascinado. A flora e a fauna destes locais são de uma beleza exuberante. Por isso, é oportuna a Exposição Fotográfica Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, do fotógrafo Ricardo Stricher, que começa hoje no Shopping Iguatemi e vai até o dia 30. Veja ao lado o cartaz da divulgação, que recebi e repasso com muito gosto. Chega lá, tchê. Na exposição e depois no Lami e arredores...