domingo, 29 de junho de 2008

Até quando o futebol será motivo de violência?

Impunidade. Acredito que esta palavra define com precisão a repetição de violência antes e durante os jogos de futebol, especialmente os de relevância, como o Gre-Nal. Não tenho notícia de indiciamento dos gremistas que incendiaram os banheiros químicos no Beira-Rio, mesmo que a notícia tenha ganhado contornos internacionais na época. Agora, antes de mais um clássico gaúcho, situações trágicas se repetem. A manhã de hoje foi de despedidas e homenagens a Jeferson Alves Ferreira, 21 anos, e Gabriel Eloi de Oliveira, 23 anos, colorados mortos a tiros na madrugada de sábado, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, por uma dupla de torcedores gremistas.
Ontem, um veículo Celta branco passou em frente ao Beira-Rio por volta das 14h10min deste sábado, e um dos ocupantes disparou cerca de seis tiros contra o estádio. As balas atingiram um vestiário desativado ao lado do estádio. A polícia anotou a placa do carro e faz buscas no local. O motorista fugiu em direção à Zona Sul. E hoje pela manhã artefados explosivos - seis bananas de dinamite ligadas a um relógio - foram desativados em uma rua do bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A via fica próxima aos estádios do Inter e do Grêmio.
Abaixo a violência, abaixo a impunidade.

É daqui a pouco, meu Inter

Faltam 9 horas para o Gre-Nal. Acordei confiante de que vais ganhar, meu Inter. Até arrisco o placar: 2 a 1. Depois é necessário ajustar a máquina, com contratações e ajustes no esquema de jogo. Mas tudo passa pelo jogo de hoje. Avante, colorado!

A importância da vírgula

Gostei bastante da campanha dos 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Trata de uma situação cotidiana para quem vive da (e para) a escrita.

A vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo!
ABI - 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.