segunda-feira, 30 de março de 2009

A marcha pelo diploma e pela democracia será nesta terça em Porto Alegre

Uma grande marcha em defesa do diploma para o exercício do Jornalismo sairá nesta terça-feira, dia 31 de março, às 10h, da Praça da Matriz, Centro de Porto Alegre. Profissionais, sindicalistas e estudantes mostrarão à população porque a formação universitária é importante também para a sociedade, e não apenas para os jornalistas. "Não é um ato apenas corporativo, mas a defesa da democracia. O jornalista com formação faz bem para a sociedade", explica o segundo vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Jorge Correa.

A passeata servirá para distribuição de panfletos e da edição extra do jornal Versão dos Jornalistas, produzido especialmente para a ocasião, e terá faixas e cartazes. O percurso será de aproximadamente dois quilômetros, seguindo pela rua Jerônimo Coelho, avenida Borges de Medeiros, avenida Aureliano de Figueiredo Pinto e rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, sede do Supremo Tribunal Federal da 4ª Região. No local, o grupo fará um ato simbólico em defesa do diploma. Informações pelo telefone 51-3228-8146.

Sindicato movimenta jornalistas em favor do diploma

O Rio Grande do Sul vive uma mobilização intensa nos dias que antecedem a votação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário nº 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Manifestações públicas, reuniões em faculdades e em redações têm dado o tom da campanha que quer sensibilizar os 11 juízes do STF a manterem a exigência da formação universitária, na reunião marcada para a tarde desta quarta-feira, 1º de abril.



Veja o que já foi feito:

No dia 27 de março, sexta-feira, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, e o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ercy Torma, foram recebidos pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Surreaux Chagas. O desembargador elogiou o trabalho dos jornalistas gaúchos, e desejou "boa sorte" na decisão que será tomada em Brasília.

No sábado, 28, o Núcleo de Estudantes do Sindicato dos Jornalistas do RS reuniu-se com o diretor Léo Nuñez na sede da entidade e definiu que, pelo menos, duas centenas de estudantes gaúchos deverão participar da Marcha Pelo Diploma, marcada para esta terça-feira, dia 31 de março.

A Redenção foi palco de duas mobilizações. No sábado, 28, durante o Baile da Cidade, em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, foram distribuídos exemplares da edição extra do jornal Versão dos Jornalistas. No domingo, 29, no tradicional Brique da Redenção, diretores do Sindicato distribuíram o jornal e explicaram a situação para a população. Nas duas atividades, estiveram presentes os diretores Marcia Camarano, Márcia Martins, Jorge Correa, Roberto Santos, Luiz Armando Vaz e Jeanice Ramos.

Na manhã desta segunda-feira, 30, aproveitando um ato unificado das centrais sindicais em defesa do emprego, dos direitos trabalhistas e sociais, e contra as demissões e os juros, o presidente do Sindicato, José Nunes, e membros do Núcleo de Estudantes da entidade, distribuíram o jornal Versão dos Jornalistas e ganharam apoio dos demais trabalhadores. A caminhada da CUT saiu da empresa Gerdau, na avenida Farrapos, e foi até o Palácio Piratini.

Ainda na tarde desta segunda-feira, uma ação para dois públicos mobilizou a direção do Sindicato na avenida Erico Verissimo, sede de algumas empresas do Grupo RBS - jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha e ClicRBS. De megafone em punho e distribuindo o Versão dos Jornalistas, os diretores José Nunes, Marcia Camarano, Jorge Correa, Márcia Martins e Arfio Mazzei (foto acima) explicaram as razões da luta da categoria. Foram entregues centenas de jornais para funcionários e para a população que circulava pelo local, a pé ou de carro