quinta-feira, 24 de março de 2011

Santiago atira nos imperialistas

Como sempre, a charge de Santiago (acima) prescinde de uma legenda. É importante salientar que seu alvo é certeiro no caso das batalhas imperialistas na África e no Oriente Médio.

Sindicato lança publicação sobre aborto

Direcionado a jornalistas, será lançado amanhã, dia 25 de março, às 14h30min, o Guia para Profissionais de Comunicação sobre Aborto. A publicação das Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro e servirá de fonte de informações para o trabalho de jornalistas que tratarem do tema. O local da apresentação é o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul - rua dos Andradas, 1270, 13º andar, Centro.

Fenaj pede apoio a Sarney para PEC que restabelece obrigatoriedade do diploma de jornalista

Schröder e Sarney falaram sobre a PEC do diploma/Foto: Jane de Araújo

Em reunião nesta quarta-feira, 23, com o presidente do Senado, José Sarney, o senador Inácio Arruda, do PCdoB-CE, representantes da Federação Nacional de Jornalistas e de sindicatos da categoria pediram apoio para que a Casa dê prioridade à votação da proposta de emenda à Constituição - PEC 33/09 - que restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.
De acordo com o presidente da Fenaj, Celso Schröder, a reunião com Sarney marca o reinício da campanha pela aprovação da PEC. "A visita ao presidente Sarney marca o reinício da campanha dos jornalistas brasileiros pela retomada da aprovação da PEC que reintroduzirá a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício profissional", disse após a reunião.
Já aprovada pela CCJ, a matéria tramita sob a forma de substitutivo e aguarda análise do Plenário do Senado em dois turnos de votação. De acordo com Inácio Arruda, relator da matéria na comissão, a ideia é colocar a proposta em votação após a apreciação de medidas provisórias que aguardam deliberação do Senado. "Devemos votar medidas provisórias no máximo em duas semanas. Daí em diante, a pauta ficará livre por pelo menos 15 dias. Essa é a grande oportunidade de ter a votação da PEC dos jornalistas, que recebeu votação quase que unânime na nossa comissão de Justiça", explicou Arruda.
A PEC, de iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares, do PSB-SE, estabelece que a profissão de jornalista é privativa do portador de diploma do curso superior de Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, expedido por instituição oficial de ensino.
Em junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal derrubou a necessidade do diploma, argumentando que restringia a liberdade de expressão. Para Schröder, no entanto, a interpretação do STF foi equivocada. "A liberdade de expressão do cidadão vai ser garantida através de um Jornalismo responsável, de um Jornalismo bem feito, e isso só é possível com profissionais comprometidos com a sociedade brasileira", argumentou.
 
* Rodrigo Baptista / Agência Senado

Ficha limpa: STF frusta sociedade

Estamos órfãos. Quem deveria sanear a política nacional, colabora para que nada mude. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) vale somente para 2012. Ou seja, quem estava sujo nas eleições passadas e não assumiu por isso, ganha agora o direito de voar para Brasília. No jato do STF, graças ao voto proferido pelo ministro Luiz Fux, recém nomeado pela presidenta Dilma Rousseff para compor o mais importante Tribunal do país. Não esperava nada do ministro Gilmar Mendes - que apenas confirmou sua trajetória -, mas Fux e José Dias Toffoli, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, me decepcionaram. Aliás, não somente a mim, mas a sociedade brasileira. Esta tinha se mobilizado para aprovação de uma lei de iniciativa popular que indicava a moralidade e a ética como critérios para escoha de seus representantes. A Justiça barrou este desejo. E agora?