sexta-feira, 6 de junho de 2008

Direção colorada manda Iarley embora. E ele chora...

Do blog do Iarley - aí está a verdade.

O choro de um campeão. Lágrimas de quem conquistou o Mundo com a camiseta colorada. Iarley se despediu do Internacional na tarde fria de ontem. Quando entrou na sala de imprensa do estádio Beira-Rio, sabia que seria o último encontro pessoal com a imprensa gaúcha. Entrou e foi conduzido pelo assessor de imprensa do clube e seu amigo pessoal, José Evaristo Villalobos, o Nobrinho. Dezenas de jornalistas já o esperavam. O convívio, desde 2005, sempre foi o melhor com os profissionais das mídias do Rio Grande do Sul.
A entrevista coletiva começa com a palavra do presidente Vitório Piffero, que falou da importância do craque na história do clube. Depois é a vez de Iarley falar.
“Só tenho que agradecer ao Inter pelos momentos e as glórias que eu vivi. Foi muito mais alegria que tristeza. Não tenho muitas palavras porque a emoção é muito grande”, afirmou o cearense, sem conter as lágrimas.
Depois, lembrou de uma conversa que teve com um torcedor, ainda no aeroporto Salgado Filho, no dia de sua chegada ao Inter.
"No aeroporto, quando eu pisei em Porto Alegre pela primeira vez, um torcedor me falou que não agüentava mais não ser campeão da Libertadores, do Mundial, e as brincadeiras do rival por isso. Ele me disse que a gente tinha que ser campeão, e eu falei para ele, com muita convicção, que nós seríamos campeões da América e do mundo. Acho que aquele torcedor está contente, porque eu cumpri a promessa”, disse, antes de ir às lágrimas novamente.
Sobre sua saída, Iarley sempre foi claro em dizer que sua meta era jogar o centenário pelo clube e de cumprir seu contrato de forma integral.
“Não esperava sair dessa maneira. Pensava em sair cumprindo meu contrato e me despedindo da torcida que tanto amo. Jamais pensei que eu sairia desta maneira. Quero deixar bem claro que é o clube que está me negociando, não fui eu quem pediu para ser negociado”, disse.
Ao falar sobre a torcida do Internacional, mais uma vez, a emoção veio à tona. “Como posso falar sobre os torcedores colorados? O que vou dizer desta nação que foi tão boa pra mim? Não dá. Neste momento o que posso falar é um singelo, mas verdadeiro, ‘muito obrigado’. Sem vocês minha vida aqui no clube não seria tão boa como foi. Não se esqueçam de mim, pois eu jamais me esquecerei de vocês!”, definiu Iarley.
Agora, o desafio é atuando pelo time do Goiás. O craque conhece bem a força da equipe e disse que vai pensando em, mais uma vez, fazer história.
“O Goiás sempre teve time muito bons. Lá, a base é excelente. Vou pra lá com a garra e determinação que sempre mostrei nos clubes por onde passei. Agradeço a oportunidade de defender este clube e, tenho certeza, não vou decepcionar a torcida!”, ressaltou Iarley.

Imprensa mostra momento crítico para governo de Yeda

Imprensa reflete gravidade do escândalo e fragilidade do governo Yeda

Diante dos poucos integrantes da base aliada que permaneceram no plenário da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (5), o deputado Elvino Bohn Gass leu as manchetes dos principais jornais gaúchos sobre as gravações efetuadas pela Operação Rodin e tornadas públicas pela CPI do Detran na tarde desta quarta-feira(4). “A imprensa gaúcha espelha uma reação uníssona da sociedade gaúcha de estarrecimento diante de fatos graves e incontestáveis e revela a fragilidade do governo Yeda”, avaliou.
Ninguém da base governista rebateu o discurso do deputado do PT, que também leu a repercussão do conteúdo das gravações nos blogs. Todos os sites avaliam que o momento é crítico para o governo tucano, cujas estruturas foram seriamente abaladas pelo escândalo. No plenário, os aliados reproduziram o comportamento do Palácio Piratini, que optou por permanecer em silêncio como grande parte dos depoentes que circularam pela CPI do Detran nos últimos três meses.
Na tribuna, Bohn Gass afirmou que o silêncio do governo sobre o conteúdo estarrecedor das gravações de ligações telefônicas entre envolvidos na fraude do Detran é desrespeitoso e ofensivo à sociedade gaúcha. “O governo deve uma explicação ao Rio Grande do Sul, afinal, as gravações mostram que a corrupção chegou ao centro do poder. Hoje, o que todos querem saber é que providências serão tomadas pela governadora em relação ao secretário Delson Martini que, como revelam os áudios, orientava procedimentos do esquema fraudulento”, cobrou.

Manchetes dos principais jornais gaúchos

Diário de Santa Maria
"O Rio Grande escandalizado"

Jornal do Comércio
"Divulgação de escutas escancara fraude"

Correio do Povo
"Vozes do Detran agitam governo - O conteúdo explosivo dos 34 áudios divulgados ontem na CPI provocou reviravolta. Praticamente, todos os que não se calaram, mentiram."

Diário Gaúcho
"Gravações relevadoras. CPI revela escutas da fraude"

Jornal NH (Novo Hamburgo)
"Gravações da Polícia Federal esquentam a CPI do Detran – Pagamentos e beneficiados eram combinados com naturalidade"

Site Vide Versus
"Gravações de telefonemas mostram a desclassificação de grandes nomes da política gaúcha"

O Sul
"Ex-presidente do Detran flagrado negociando propina em gravações feitas pela PF"

Zero Hora
"Escutas convencem CPI a convocar o secretário de Governo de Yeda"

Página 10 – coluna política de Zero Hora – Rosane Oliveira
"Mentiras, mentiras, mentiras" (A dúvida da página 10 é se Delson Martini cai antes ou depois do depoimento na CPI)

Pioneiro (Caxias do Sul)
"Gravações citam Delson – O escudo político que protegia o secretário-geral de Governo, Delson Martini, não resistiu à força das escutas telefônicas da Operação Rodin"

Blog do Gaúcha Hoje (Rádio Gaúcha)
"A revelação das escutas feitas pela Polícia Federal teve impacto muito forte"

Rádio Guaíba – comentarista Gustavo Motta
"Mas se a casa não caiu, ninguém pode ser cego a ponto de não enxergar que, do ponto de vista político, as estruturas ficaram seriamente avariadas"

RBS TV – comentarista Lasier Martins
"Há prostração no governo que está abatido, suspeito na sua credibilidade e necessitado a dar explicações porque vários de seus integrantes vinham traindo a finalidade do Estado, adonando-se da coisa pública, explorando o dinheiro do Detran. Vive-se um momento revoltante, principalmente pelo envolvimento de gente que parecia ilustre, e não era. E por isso, precisa ser punida e afastada. Para um pouco mais de limpeza na política e na gestão pública do Estado."

Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul)
"Gravações deixam governo gaúcho na defensiva"

Beatriz Fagundes (colunista de O Sul)
"Os intestinos do esquema foram expostos e causaram espanto e repúdio devido à sordidez, desfaçatez e arrogância dos envolvidos. Todos mentiram na CPI"

Newsletter Políbio Braga
"A roubalheira do Detran foi exposta ao vivo de forma devastadora. A CPI aproximou-se ameaçadoramente do gabinete da governadora Yeda Crusius"

Por Olga Arnt.

Sujeira chegando ao Palácio Piratini

E agora, dona Yeda? Seus apoiadores na campanha e assessores atuais negaram na CPI qualquer envolvimento no escândalo da Corsan. E atacaram a Polícia federal. Entretanto, provas materais - como telefonemas e correspondências - estão desnudando a fraude. Será que haverá demandada geral em seu governo?
Os próximos capítulos serão emocionantes e tensos para o lado do Palácio Piratini.

Homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia


OS DEZ MANDAMENTOS DA ECOLOGIA

1. Ame a Deus, todas as coisas e a natureza como a ti mesmo.
2. Não defenderás a natureza em vão com palavras, mas através de seus atos.
3. Guardarás as florestas virgens, pois a tua vida depende dela.
4. Honrarás a FLORA e FAUNA e todas as formas de vidas e não apenas as vidas humanas.
5. Não matarás os rios limpos e cristalinos e nem os animais silvestres.
6. Não pecarás contra a pureza do ar, deixando com que as industrias suguem o ar que a criança respira e contamine a água que bebe.
7. Não furtarás da Terra sua camada de HÚMUS, raspando-a com o trator.
8. Não levantarás falso testemunho dizendo que o lucro e o progresso justifiquem teus crimes ECOLÓGICOS.
9. Não cobiçarás objetos e adornos cuja fabricação seja preciso destruir a FAUNA e FLORA.
10. A Terra também pertence aos que ainda estão para nascer.

Foto acima: captei a imagem no parque municipal de Barra do Ribeiro, minha terra, onde parte do verde à beira do Guaíba é preservada.