sexta-feira, 6 de junho de 2008

Imprensa mostra momento crítico para governo de Yeda

Imprensa reflete gravidade do escândalo e fragilidade do governo Yeda

Diante dos poucos integrantes da base aliada que permaneceram no plenário da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (5), o deputado Elvino Bohn Gass leu as manchetes dos principais jornais gaúchos sobre as gravações efetuadas pela Operação Rodin e tornadas públicas pela CPI do Detran na tarde desta quarta-feira(4). “A imprensa gaúcha espelha uma reação uníssona da sociedade gaúcha de estarrecimento diante de fatos graves e incontestáveis e revela a fragilidade do governo Yeda”, avaliou.
Ninguém da base governista rebateu o discurso do deputado do PT, que também leu a repercussão do conteúdo das gravações nos blogs. Todos os sites avaliam que o momento é crítico para o governo tucano, cujas estruturas foram seriamente abaladas pelo escândalo. No plenário, os aliados reproduziram o comportamento do Palácio Piratini, que optou por permanecer em silêncio como grande parte dos depoentes que circularam pela CPI do Detran nos últimos três meses.
Na tribuna, Bohn Gass afirmou que o silêncio do governo sobre o conteúdo estarrecedor das gravações de ligações telefônicas entre envolvidos na fraude do Detran é desrespeitoso e ofensivo à sociedade gaúcha. “O governo deve uma explicação ao Rio Grande do Sul, afinal, as gravações mostram que a corrupção chegou ao centro do poder. Hoje, o que todos querem saber é que providências serão tomadas pela governadora em relação ao secretário Delson Martini que, como revelam os áudios, orientava procedimentos do esquema fraudulento”, cobrou.

Manchetes dos principais jornais gaúchos

Diário de Santa Maria
"O Rio Grande escandalizado"

Jornal do Comércio
"Divulgação de escutas escancara fraude"

Correio do Povo
"Vozes do Detran agitam governo - O conteúdo explosivo dos 34 áudios divulgados ontem na CPI provocou reviravolta. Praticamente, todos os que não se calaram, mentiram."

Diário Gaúcho
"Gravações relevadoras. CPI revela escutas da fraude"

Jornal NH (Novo Hamburgo)
"Gravações da Polícia Federal esquentam a CPI do Detran – Pagamentos e beneficiados eram combinados com naturalidade"

Site Vide Versus
"Gravações de telefonemas mostram a desclassificação de grandes nomes da política gaúcha"

O Sul
"Ex-presidente do Detran flagrado negociando propina em gravações feitas pela PF"

Zero Hora
"Escutas convencem CPI a convocar o secretário de Governo de Yeda"

Página 10 – coluna política de Zero Hora – Rosane Oliveira
"Mentiras, mentiras, mentiras" (A dúvida da página 10 é se Delson Martini cai antes ou depois do depoimento na CPI)

Pioneiro (Caxias do Sul)
"Gravações citam Delson – O escudo político que protegia o secretário-geral de Governo, Delson Martini, não resistiu à força das escutas telefônicas da Operação Rodin"

Blog do Gaúcha Hoje (Rádio Gaúcha)
"A revelação das escutas feitas pela Polícia Federal teve impacto muito forte"

Rádio Guaíba – comentarista Gustavo Motta
"Mas se a casa não caiu, ninguém pode ser cego a ponto de não enxergar que, do ponto de vista político, as estruturas ficaram seriamente avariadas"

RBS TV – comentarista Lasier Martins
"Há prostração no governo que está abatido, suspeito na sua credibilidade e necessitado a dar explicações porque vários de seus integrantes vinham traindo a finalidade do Estado, adonando-se da coisa pública, explorando o dinheiro do Detran. Vive-se um momento revoltante, principalmente pelo envolvimento de gente que parecia ilustre, e não era. E por isso, precisa ser punida e afastada. Para um pouco mais de limpeza na política e na gestão pública do Estado."

Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul)
"Gravações deixam governo gaúcho na defensiva"

Beatriz Fagundes (colunista de O Sul)
"Os intestinos do esquema foram expostos e causaram espanto e repúdio devido à sordidez, desfaçatez e arrogância dos envolvidos. Todos mentiram na CPI"

Newsletter Políbio Braga
"A roubalheira do Detran foi exposta ao vivo de forma devastadora. A CPI aproximou-se ameaçadoramente do gabinete da governadora Yeda Crusius"

Por Olga Arnt.

Nenhum comentário: