quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Juventude: de novo, o racismo

Uma pena que, seguidamente, o Brasil tenha notícias de racismo praticado por torcedores ou jogadores do Juventude, de Caxias do Sul. Ontem, o goleiro do Corinthians Felipe saiu de campo denunciando os gritos de conteúdo racistas ouvidos das arquibancadas. Recentemente, o zagueiro Antônio Carlos foi expulso e saiu de campo mostrando a pele numa comparação com a cor do jogador adversário a quem agrediu. E Tinga sempre relatava atos que deveriam ter ficado no passado. Aos olhos do País, parece que os italianos da Região Serrana gaúcha são todos racistas. Isso acontece porque os agressores (uma minoria!) não são exemplarmente punidos, conforme prevê a lei.

Lula, um colorado


Eu já sabia: o nosso presidente é, além de torcedor do Corinthians, um colorado. Nesta foto, de Galileo Oldenburg, ele aparece com o manto rubro ao lado de deputados gaúchos. Certamente todos colorados!
Aliás, já tivemos um Lula vestindo a gloriosa camiseta vermelha. No épico time que dominou o Brasil em 1975 e 1976 figurava um ponteiro esquerdo veloz e arisco de apelido Lula. Era também pernambucano como o tocaio presidente.

Ainda não ganhamos nada, mas demos um passo


Internacional mostró su poder, venció en casa de Chivas y puso un pie en la final

O título que abre esta postagem, como se vê pelo espanhol, é de um site de fora do Brasil. É da principal matéria do sítio da Conmebol de hoje, exaltando a vitória do Internacional sobre o Chivas por 2 a 0, ontem, no lendário estádio Jalisco, em Guadalajara (México). Foi uma grande conquista, que precisará ser confirmada na próxima quarta-feira, no Beira-Rio lotado de colorados, entre eles eu.
Na partida, novamente Nilmar e Alex (na foto, de Alexandre Lops, do Inter) decidiram a partida. Eles são os maiores responsáveis pelos gols do Inter na temporada e ontem não foi diferente. No primeiro gol, Nilmar fez o que está acostumado a fazer há anos. Recebeu passe, ingressou na área, driblou o zagueiro e chutou forte para marcar o primeiro gol.
E Alex está se tornando o grande protagonista do Inter na Sul-Americana. Marcou um belo gol de falta, bem ao seu estilo, e chegou aos 4 na competição. Acho que ele será importante no jogo do Beira-Rio e não deve ser liberado para o jogo caca-níquel da Seleção Brasileira.
Vamos, Inter, em busca de nova conquista Internacional. Em 2006, foram duas: Libertadores e Mundial Fifa. No ano passado, a Recopa. No ínicio de 2008, a Dubai Cup, um torneio não-ofiocial, mas onde derrubamos os campeões alemão (Stuttgart) e italiano (Internazionale). E, agora, com humildade, tentaremos a Sul-Americana e uma possível classificação para a Libertadores 2009.
Arriba, Inter!