segunda-feira, 12 de março de 2012

Sem medo da próstata

Meus amigos, tenham coragem.
Fiz hoje meu sétimo exame para verificar a situação da próstata.
Estou ótimo e espero que vocês também.

Dupla - e triste - cozinheira

Furtivamente, como todos os dias, ela sai do calorão que a confinou durante sete horas em um restaurante da Cidade Baixa, em Porto Alegre. Parece o paraíso, especialmente porque o dono do restaurante lhe brinda com uma cerveja. Nada parece melhor em pleno calor beirando os 40 graus. Ela bate-papo com os clientes e logo se levanta para seguir seu rumo. Deixa, porém, uma tristeza:
“Cozinhei o dia todo e agora chego em casa e tenho que cozinhar novamente”.
A frase poderia ficar no ar se alguém não lhe perguntasse:
- Como cozinhar em casa?
- Eu chego lá e tenho que fazer comida para quatro – lamenta, chorosa.
- Mas tem que ser tu? Ninguém mais cozinha? – alguém pergunta, já conhecendo a resposta.
- Não, só eu cozinho – diz, dando uma guinada, como se estivesse insatisfeita com o questionamento ou com uma eventual resposta aterradora.
Ela vai embora e deixa a dúvida. O dono do bar esclarece. Ela mora com o marido, desempregado e envolvido com pequenos delitos, e com dois filhos maiores, que nem sabem o rumo de vida a tomar. Na verdade, ela é a mão de obra da família. E não que ouse voltar sem disposição para preparar a janta.
- Tem dias que eles querem sobremesa – diz, antes de ingressar no corredor de ônibus.

Matança dos EUA

O que a mídia ocidental diria se tivesse ocorrido um massacre nos EUA, com a morte de 17 civis, dos quais nove crianças? Seria manchete durante dias, com a condenação ao terrorismo internacional e ameaça de invasão a alguma nação pelo poderoso país norte-americano.
Mas a matança aconteceu no Afeganistão e foi praticada - versão ianque - por um soldado enlouquecido. A mídia trata o caso como isolado e já assombra, alertando para uma possível reação dos "terroristas afegãos". Por isso, os soldados norte-americanos têm que ficar na nação invadida. Dura realidade.

Os males do verão intenso

O calor intenso no Rio Grande do Sul está chateando os gaúchos. Com razão.
Pior são os males causados pela temperatura. Passei o fim de semana de molho, praticamente sem falar e me medicando. A combinação entre suor e ar condicionado me derrubou. Sem falar na minha crônica rinite alérgica.
Agora, começo a semana mais ou menos inteiro, torcendo para que a temperatura fique mais amena. Bueno, tenham uma bela segunda-feira.