sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E Lula, hein?

Reproduzo alguns títulos e pequenos comentários na mídia sobre a participação e importância do presidente Lula em Copenhague.
Eles falam por si:


Portal Terra
- Lula reza, chora, supera Obama e dá show em Copenhague
- "Saímos do patamar de segunda classe", afirma Lula
- Lula chora compulsivamente na assinatura

Globo.com
- Para inglês 'The Times', Lula superou Obama na batalha dos presidentes
- Blatter destaca 'ótimo discurso' de Lula e volta a defender rodízio olímpico


Blog Conversa Afiada (PHAmorim)
- O que significa o Rio-2016: Lula re-escreveu a geopolítica do Brasil

Folhaonline
- Para Lula, Rio-2016 servirá para reafirmar autoestima dos brasileiros
- Presidente da Fifa diz que ficou arrepiado com discurso de Lula pró Rio-2016
- Jogos-2016 encerram complexo de inferioridade do Brasil, diz Lula

UOL
- Lula: "Chega de sermos pequenos"
- Aos prantos - Lula: "Não ganhei do Obama. Foi o Rio que ganhou"

ClicRBS
- Lula chora com vitória do Rio para sediar Olimpíadas de 2016

El País (Espanha)
- Editorial: "Os argumentos de Madri para abrigar os Jogos olímpicos de 2016 não conseguiram fazer frente ao imã de Lula".

- O editorial destacou ainda que "não representa uma desonra, em qualquer caso, perder ante uma cidade como Rio, ícone não apenas de uma nação, se não, em parte, de todo um continente. E foi finalmente o presidente brasileiro que melhor chegou com seus argumentos aos membros do comitê olímpico. Lula da Silva disse com razão que acreditava que a hora tinha chegado. Nem seu país nem nenhum outro da América do Sul abrigaram nunca os Jogos Olímpicos".

AS (Espanha)
- O mapa que Lula mostrou ao COI nos fulminou

US Today (EUA)
"Eu acredito honestamente que é a vez do Brasil", disse o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, aos eleitores do comitê. "Para os outros, isso será apenas mais uma Olimpíada. para nós, será uma oportunidade sem paralelo."

Clarín.com (Argentina)
- Presidente Lula, depois da vitória: "Se romperam os preconceitos"


Deu Rio por 66 a 33 contra Madrid. A cidade e o Brasil merecem.

O Rio de Janeiro merece, o Brasil merece. A vitória contra as poderosas Chicago, Madri e Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, anunciada pelo Comitê Olímpico Internacionmal (COI) em Copenhague (Dinamarca), foi na base da emoção, da beleza natural e da garra.  Com isso, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países, graças a 66% de aprovação à proposta brasileira contra 32% a favor dos espanhóis. Lula e Pelé estavam lá (foto abaixo, vibrando e chorando) e foram responsáveis, ao lado de outros membros da delegação, pelo triundo.




O Rio, que ficou favorito ao lado de Chicago nas últimas semanas usou como marketing a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes. Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira, Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede.
Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas.
Outro ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes. Não dá para nos enganar com a escolha pois os problemas conjunturais - fome, saúde, edudcação e segunrança, entre outros - continuam e precisam ser atacados com prioridade. Dá para conjugar as duas coisas.
No entanto, não dá para ficar elegando os problemas de sempre para não aceitar jogos de tamanha importância. A população, que ontem vibrou nas areias de Copacabana (foto acima), tem que cobrar das autoridades, que tanto lutaram para trazer esta conquista para o Brasil.
Que venha Rio 2016 e que mais brasileiros saiam da linha da pobreza, como aconteceu com 30 milhões de brasileiros desde 2003. 

Terça Ecológica debate mudanças climáticas

O aquecimento global já é uma ameaça à sobrevivência do planeta. Furacões, enchentes, secas extremas, entre outros desastres ambientais, estão ocorrendo com mais frequência e intensidade tanto no Brasil como em outros países. Qual a causa e como evitar que a situação provoque mais desequilíbrios?
Para debater esse tema, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), dando continuidade a sua parceria com o Instituto Goethe e a Agência Solidária de Notícias Ambientais (EcoAgência), realiza no dia 13 de outubro, às 19h, mais uma edição da Terça Ecológica, tendo como tema Mudanças Climáticas – Preparativos para a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15).
Os convidados para discutir o tema são: agrônomo Celso Copstein Waldemar, mestre em Ecologia Vegetal pela UFRGS e vice-presidente da Agapan, e a bióloga do Museu de Ciências da Fundação Zoobotânica do RS Luiza Chomenko, doutora em ecologia.
A Terça Ecológica, promovida pelo NEJ/RS, é um evento mensal que reúne especialistas em determinado tema ambiental para debates abertos ao público.

Serviço:
Terça Ecológica: Mudanças Climáticas
Data: 13 de outubro de 2009
Hora: 19h às 21h
Local: Instituto Goethe, na avenida 24 de outubro, 112, bairro Independência, em Porto Alegre