sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Deu Rio por 66 a 33 contra Madrid. A cidade e o Brasil merecem.

O Rio de Janeiro merece, o Brasil merece. A vitória contra as poderosas Chicago, Madri e Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, anunciada pelo Comitê Olímpico Internacionmal (COI) em Copenhague (Dinamarca), foi na base da emoção, da beleza natural e da garra.  Com isso, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países, graças a 66% de aprovação à proposta brasileira contra 32% a favor dos espanhóis. Lula e Pelé estavam lá (foto abaixo, vibrando e chorando) e foram responsáveis, ao lado de outros membros da delegação, pelo triundo.




O Rio, que ficou favorito ao lado de Chicago nas últimas semanas usou como marketing a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes. Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira, Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede.
Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas.
Outro ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes. Não dá para nos enganar com a escolha pois os problemas conjunturais - fome, saúde, edudcação e segunrança, entre outros - continuam e precisam ser atacados com prioridade. Dá para conjugar as duas coisas.
No entanto, não dá para ficar elegando os problemas de sempre para não aceitar jogos de tamanha importância. A população, que ontem vibrou nas areias de Copacabana (foto acima), tem que cobrar das autoridades, que tanto lutaram para trazer esta conquista para o Brasil.
Que venha Rio 2016 e que mais brasileiros saiam da linha da pobreza, como aconteceu com 30 milhões de brasileiros desde 2003. 

Nenhum comentário: