quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Apesar de lucro, veículos seguem com demissão de jornalistas

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) anunciou crescimento médio de 4,2% na circulação de jornais impressos no Brasil durante o primeiro semestre de 2011 em comparação ao mesmo período do ano passado (mais aqui). De acordo com os dados, a média diária de circulação nos primeiros seis meses deste ano é de 4.435.581 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria. Porém, ao mesmo tempo, apesar destas vendas e dos consequentes lucros, há sucateamento das redações e demissão de profissionais.
“É um paradoxo com o qual os empresários não têm o menor constrangimento: eles anunciam seus ganhos, suas conquistas, e não têm a menor vergonha de expor ao lado disso as condições degradantes que impõem aos seus trabalhadores”, afirma o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schröder. Um exemplo recente é do Estado de S. Paulo, que mesmo com crescimento nos lucros já demitiu 40 jornalistas este ano.
A avaliação do IVC constata que já em 2010 os veículos de comunicação impressa recuperaram-se da crise econômica mundial. De 2001 a 2009, de acordo com dados do Projeto Inter-meios, o investimento publicitário nos jornais chegou a quase dobrar. “É fato que estes empresários não querem a distribuição de lucros com os funcionários”, expõe a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), Suzana Blass.
Nesta semana, a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) anunciou seu “momento positivo” e durante seminário os donos de jornais sinalizaram para o início da cobrança pelo conteúdo online. “Os projetos são cada vez mais para que os jornalistas produzam conteúdo para diferentes mídias, mas o salário continua o mesmo”, completa a presidente do SJPMRJ. “É lucro em cima da precariedade das condições de trabalho dos jornalistas.”
Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro

Sopa colorida

 
Setembro chegou, mas o inverno ainda está firme aqui no Rio Grande do Sul.
Por isso, meu prato de hoje foi uma colorida sopa de verduras e legumes.
Delicia!

Pássaros cantam, flores brotam. É setembro

Não foi sonho: hoje, 6h da manhã do primeiro dia de setembro, ouvi o canto dos pássaros.
Estavam aninhados nos galhos de um arbusto vizinho de minha janela.
Admirei-os e, antes de voltar para a cama, suspirei: é sinal de primavera!
Ela não chegou, mas também as flores explodem em cores diversas nas copas das árvores.

Bem-vindo, setembro

Setembro chegou, o inverno está com os dias contados e a primavera aparece logo ali.

Incrível: Inter empata depois de estar vencendo por 3 x 0

Poucas vezes vi algo como o que aconteceu hoje no Beira-Rio. Não vejo explicação alguma. O time jogou uma boa partida no primeiro tempo e em parte do segundo. Ganhava por 3 x 0 e deixou o Santos empatar. A defesa e o setor mais defensivo do meio-campo têm que mudar. Em nomes e em posicionamento. O Inter fará figuração no Brasileirão a partir de agora. Protagonismo, não.