quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dois pesos, duas medidas

















Ontem, a CUT, sindicatos e outros movimentos sociais protestaram contra o aumento de impostos e as privatizações em curso no Governo Yeda Crusius. Os atos aconteceram em diversos locais de Porto Alegre e culminaram com uma forte manifestação em frente ao Palácio Piratini e à Assembléia Legislativa. Os trabalhadores conseguiram mostrar o seu descontentamento com o rumos do governo neoliberal no Rio Grande do Sul (fotos acima), mas isso não apareceu na grande mídia.
Na verdade, a imprensa seguiu a velha cartinha: atacar os movimentos sociais. Em vez de cobrir o movimento, dando voz às justas reivindicações, preferiu destacar o transtorno causado pelo engarrafamento e o protesto dos motoristas. Enormes fotos foram abertas na capa e nas páginas internas dos jornais. O espaço para mostrar os motivos da mobilização ficou resumido a um box no final de uma matéria.
Os empresários preparam um protesto contra o aumento das alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e certamente terão um espaço bem maior do que o recebido pelos trabalhadores na grande mídia. E os motoristas poderão esperar....
Em tempo: Durante os atos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul denunciou o projeto de transformação da TVE e da FM Cultura em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), forma disfarçada de privatizar bens públicos. Diretores da entidade chamaram a atenção para o abaixo-assinado que está circulando na Internet e em locais públicos, como o Brique da Redenção.

Vale a pena viver...

Viver é sonhar, decidir, perder ou vencer
É desistir ou retornar
É crescer sem aparecer,
É uma grande história de amor.
Viver é uma aventura tão louca
Cada dia, um dia,
Cada sorriso, um sorriso,
Cada pessoa, um mundo,
Cada sonho, um degrau,
Cada passo, um risco,
Cada erro, uma oportunidade de aprender.
Viver é sempre demais...
É sempre vantajoso,
É sempre seguir forte.
É sorrir por teimosia
Ou não disfarçar a alegria.
É ter certeza de que valeu a pena...
...Valeu a pena viver!