quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dois pesos, duas medidas

















Ontem, a CUT, sindicatos e outros movimentos sociais protestaram contra o aumento de impostos e as privatizações em curso no Governo Yeda Crusius. Os atos aconteceram em diversos locais de Porto Alegre e culminaram com uma forte manifestação em frente ao Palácio Piratini e à Assembléia Legislativa. Os trabalhadores conseguiram mostrar o seu descontentamento com o rumos do governo neoliberal no Rio Grande do Sul (fotos acima), mas isso não apareceu na grande mídia.
Na verdade, a imprensa seguiu a velha cartinha: atacar os movimentos sociais. Em vez de cobrir o movimento, dando voz às justas reivindicações, preferiu destacar o transtorno causado pelo engarrafamento e o protesto dos motoristas. Enormes fotos foram abertas na capa e nas páginas internas dos jornais. O espaço para mostrar os motivos da mobilização ficou resumido a um box no final de uma matéria.
Os empresários preparam um protesto contra o aumento das alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e certamente terão um espaço bem maior do que o recebido pelos trabalhadores na grande mídia. E os motoristas poderão esperar....
Em tempo: Durante os atos, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul denunciou o projeto de transformação da TVE e da FM Cultura em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), forma disfarçada de privatizar bens públicos. Diretores da entidade chamaram a atenção para o abaixo-assinado que está circulando na Internet e em locais públicos, como o Brique da Redenção.

Nenhum comentário: