domingo, 12 de junho de 2011

Inter: sem comentários

Podem me amarrar, me torturar, me ameaçar... Mas não comentarei o jogo do Inter contra o Palmeiras hoje.

Grande festa para Olívio

O ex-governador e presidente de honra do PT-RS Olívio Dutra ganhou neste sábado à noite uma festa à altura de sua importância. O clube Farrapos ficou pequeno para receber mais de 1,5 pessoas, todas amigas e admiradoras do índio de Bossoroca, que ganhou parabéns em diversos estilos. Na foto, ele acompanha um destes momentos ao lado do deputado Raul Pont, da mulher Judith e do senador Paulo Paim.
Tive a honra de estar ao lado deste militante, que recebeu inicialmente uma homenagem especial da presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher. A Osquestra Sinfônica dos Amigos do teatro tocou Mozart, Bach e uma canção popular nodestina. Depois, puxou o parabéns em versão gaudéria. A filha de Olívio, Laura, recitou versos de Drummond de Andrade.
Os políticos que falaram foram convidados a serem breves, mas o aniversariantes não conseguiu, como é seu costume, Ninguém reclamou, pois ouviu Olívio contando causos e histórias hilárias de campanhas. Mantendo o estilo, conclamou a militância a continuar firme na luta. Ou seja, na boa luta, como ele define. Sói parou quando a mulher Judith chegou pela terceira vez ao pé do ouvindo, certamente dizendo que ele estava se passando.
Foi, de fato, emocionante o jantar/baile, que varou a madrugada. Aliás, a parte bailante do evento começou com um hino que mexe com o coração do aniversariante: o do seu Internacional.
Quem foi à festa dos 70 anos do Olívio Dutra ganhou muita coisa: a festa do parceiro e companheiro, uma boa paella campeira, música, causos, reencontros com amigos, etc... E também levou para casa uma lembrança especial: um copo comemorativo, que mostro na foto. Valeu, Olívio. Que venham os 80 anos. Os 90 anos...
 Com os colegas e amigos Thaís e Baiano...
 ... e brindando com a colega de tudo e amigona Márcia Martins.
 
 

Jornalistas e sociedade seguem lutando pela volta da exigência de diploma

Na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, uma comitiva do Rio Grande do Sul vai a Brasília para participar da mobilização pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 33/09, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo. Na Câmara de Deputados, corre também a PEC 386/09, de autorida do deputado gaúcho Paulo Pimenta. A 'PEC do diploma' poderá ser votada naqueles dias, e a Federação Nacional dos Jornalista promove uma mobilização nacional da categoria em prolo do retorno da exigência de formação superior para a profissão. Do Estado estarão presentes o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, o vice-presidente Milton Simas, a diretora Vera Dayse Barcellos e o acadêmico Guilherme de Oliveira, representante do Núcleo de Estudantes de Jornalismo do Sindicato.
Movimentação semelhante ocorrera em 1º de junho, Dia da Imprensa, quando um grupo de jornalistas de todo o país pediu a votação da PEC do Diploma no Congresso Nacional. Na ocasião, representantes da Fenaj e Sindicatos de Jornalistas marcaram presença na Capital Federal em prol das PECs do Diploma que tramitam na Câmara e no Senado. Os profissionais circularam por gabinetes parlamentares conversando com os legisladores, e o Sindicato gaúcho se fez presente na pessoa de seu presidente José Nunes.
Na próxima sexta-feira, dia 17 de junho, completam-se dois anos da decisão do Supremo Tribunal Federal de abolir a exigência de diploma em curso superior de Jornalismo para exercício da profissão. O Sindicato dos Jornalistas do RS prepara uma grande manifestação para esse dia, com ato público a ser realizdo na Esquina Democrática, Centro de Porto Alegre, com concentração a partir das 10h. Ao meio-dia inicia a caminhada pela rua dos Andradas, reunindo jornalistas, universitários e simpatizantes, com manifestação das lideranças.
                              
Foto: Arfio Mazzei
 
Em 2009, Porto Alegre teve a mais forte reação de estudantes e profissionais à decisão do STF

Desde o fatídico 17 de junho de 2009, Fenaj e Sindicatos lutam pela volta da exigência de diploma, buscando apoios na sociedade, entre os legisladores e mantendo vivo o espírito de seriedade entre a categoria. Muitas foram as atividades promovidas pelas entidades a fim de esclarecer sobre a necessidade de diploma para o bom Jornalismo, que de forma alguma se contrapõe à liberdade de expressão, argumento usado pelos ministros do STF para a derrubada da necessidade de formação superios em Jornalismo. Brasília foi o ponto de encontro para trabalho de repesentantes dos jornalistas de todos os pontos do Brasil, em reuniões com a presidência do Senado, José Sarney, da Câmara, Marco Maia, e de inúmeros parlamentares que concordam com as exigências propostas pelos próprios profissionais da Imprensa.
Em muitos Estados e Capitais, existe lei obrigando o diploma em Jornalismo para os aprovados em concursos públicos governamentais. Mensalmente, novas localidades aderem ao pensamento da categoria, por perceberem que a formação teórica, técnica e ética de um profissional não pode ser desconsiderada, para prejuízo de uma sociedade cada vez mais voltada à informação. A mais recente foi Campina Grande, na Paraíba, cujos vereadores aprovaram o projeto de lei 097/2010, de autoria do vereador Fernando Carvalho, do PMDB, que dispõe sobre a exigência do diploma de Jornalismo em concursos públicos. Nesta sexta-feira, 10 de junho, o presidente da Fenaj, Celso Augusto Schröder, esteve participando de audiência pública com proposta semelhante na Câmara de Curitiba, no Paraná, que poderá ser a próxima capital a exigir jornalistas diplomados nas funções públicas. Até o momento, o debate e a opinião dos setores da sociedade têm sido o diferencial para a volta da obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista.

Mais informações no site do Sindicato: http://www.jornalistas-rs.org.br/