segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Fidel faz homenagem a Che Guevara


Fidel Castro homenageou Ernesto Che Guevara, "o predestinado e semeador de consciências que combatia conosco e por nós" em uma nota publicada nesta segunda-feira (8), na qual expressou seu respeito e gratidão ao combatente excepcional, na celebração dos 40 anos da captura e morte de Che na Bolívia (na foto, ambos em Havava).


Cuba comemora nesta segunda-feira, em Santa Clara – onde o guerrilheiro participou de sua principal batalha em 1958 e onde está seu corpo desde 1997 – o 40º aniversário da queda em combate do "Guerrilheiro Heróico".
O concerto "Homem e Amigo" de trovadores latino-americanos na Universidade de Santa Clara, dirigido pelo cubano Silvio Rodríguez, abriu formalmente à noite o tributo a Che e marcou o início também do "Ano Guevariano" que terminará na Argentina em 2008, quando o guerrilheiro iria completar 80 anos.

Confira abaixo o texto escrito por Fidel:

El Che

Faço uma pausa no combate diário para inclinar minha cabeça, com respeito e gratidão, ante o combatente excepcional que caiu em um 8 de outubro, há 40 anos. Pelo exemplo que nos deu com sua Coluna Invasora, que atravessou os terrenos pantanosos ao sul das antigas províncias do Oriente e Camagüey perseguido por forças inimigas, libertador da cidade de Santa Clara, criador do trabalho voluntário, cumpridor de honrosas missões políticas no exterior, mensageiro do internacionalismo militantes aqui e na Bolívia, semeador de consciências em nossa América e no mundo. Dou-lhe graças pelo que tratou de fazer e não pôde em seu país natal, porque foi como uma flor arrancada prematuramente de seu caule. Deixou-nos seu estilo inconfundível de escrever, com elegância, concisão e veracidade, cada detalhe do que se passava por sua mente. Era um predestinado, mas ele não sabia disso. Combateu conosco e por nós.

Fidel Castro Ruz


Fonte: Granma

Nossa força é infinita, camarada Che

"Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera."

A frase é de um comandante - Ernesto Che Guevara -, pintado como sanguinário por dois repórteres da direitosa revista Veja. Deveriam lavar suas mãos....
São servis aos seus donos, mas nada os impedia de serem imparciais, tributos dos verdadeiros jornalistas.

SOS TVE e Rádio FM Cultura

Amigos, vamos defender as nossas emissoras públicas da sanha privativista do Governo estadual. O tão temido projeto que entrega a TVE e a Rádio FM Cultura, de Porto Alegre (RS), para serem gerenciadas por uma ONG - Organização Social de Interesse Público (OSCIP) - deve ser enviado essa semana para a Assembléia Legislativa. Funcionários e sindicatos já estudaram o assunto, fizeram seminários e ouviram especialistas. A conclusão é uma só: a OSCIP significa, na prática, a privatização das duas emissoras.
Foi criado um abaixo-assinado para ser entregue aos deputados. Já foram conseguidas 700 assinaturas, e a idéia é chegar a 10 mil!
A foto de Arfio Mazzei mostra os funcionários da TVE mobilizados e colhendo assinaturas.

Basta acessar o link abaixo:


http://www.petitiononline.com/TVE_FM/petition.html

Tem também uma versão em papel do abaixo assinado, caso seja necessário passar para quem não tem acesso à Internet.

Abaixo, os argumentos no documento com as assinaturas que será entregue aos deputados:

A TVE (canal 7) e a Rádio FM Cultura (107.7), emissoras da Fundação Piratini, vêm sofrendo um período de desgastes que pode culminar na sua extinção. O orçamento vem sendo reduzido a cada ano e os equipamentos não têm manutenção. Por causa disso, a programação foi afetada e o sinal da TV já não chega a boa parte do interior do Estado do RS. Para piorar, há falta de pessoal: não foram chamados todos os aprovados no último concurso, que sequer foi renovado. Devido às más condições de trabalho, muitos profissionais de alta qualificação se demitiram. Preocupados com essa situação, os funcionários lançaram um Manifesto denunciando a precarização do serviço e, principalmente, sugerindo alternativas para viabilizá-las economicamente, propondo uma mudança radical no modelo de gestão em maio de 2007 (vide em http://docs.google.com/View?docID=ddt9tm2b_22d47jrr&revision=_latest).
A governadora Yeda Crusius tem demonstrado desinteresse em manter a TVE e a FM Cultura. Pelo contrário, elaborou um projeto de lei para ceder os serviços públicos para OSCIPs – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - o que, na verdade, é uma forma de PRIVATIZAÇÃO. Trata-se de entregar a TVE e a FM Cultura para uma entidade privada: uma espécie de ONG ou associação. Qual será o compromisso dessa entidade com o conteúdo que deve ser veiculado em uma TV e uma rádio públicas? Quais os interesses comerciais que estarão por trás dela?
A TVE e a FM Cultura são dos gaúchos! Têm história, têm cultura, fazem cultura, e, mesmo com poucos recursos, produzem e veiculam uma programação qualificada e alternativa às emissoras comerciais.
Nós, funcionários, queremos construir uma verdadeira TV e uma rádio públicas, que atendam aos interesses de todas as parcelas da sociedade com autonomia perante os governos. Mas para isso, o primeiro passo é EVITAR A PRIVATIZAÇÃO da TVE e da FM Cultura. Por isso, encaminhamos o abaixo-assinado pedindo o seu apoio contra a entrega da TVE/FM Cultura para uma OSCIP.

PROGRAMAÇÃO QUE PRIMA PELA QUALIDADE

A TVE produz: o "Pandorga", único programa infantil do Estado. O "Hip Hop Sul", dedicado à comunidade hip hop, vencedor do Prêmio Lança de Ouro. O "TVE Repórter", o único programa de grandes reportagens produzido no Estado, e que só em 2006 ganhou 6 prêmios jornalísticos. O "TV Cine", que toda semana apresenta um curta-metragem. O "Radar", espaço mais democrático da cultura jovem gaúcha. O "Estação Cultura", revista diária aberta às mais diversas manifestações artísticas. O "Paralelo Sul", que retrata a cultura do povo gaúcho em seu sentido amplo, costumes, história, economia. O "Palcos da Vida", com shows de artistas da musica popular gaúcha e brasileira. O "Concertos TVE", dando acesso à música clássica na TV aberta. O "Galpão Nativo", expressão sensível da genuína cultura rio-grandense. "Primeira Pessoa", entrevista aprofundada com personalidades do RS. Viva Bem, programa de saúde e qualidade de vida. "Cidadania", refletindo os direitos do cidadão. "Consumidor em Pauta", com direitos do consumidor. Dois telejornais diários. Somos a segunda emissora em rede instalada no estado. Transmitimos eventos como o Fórum Social Mundial, Fórum da Liberdade, Festival de Gramado, os desfiles da Semana da Pátria e da Semana Farroupilha. Coberturas especiais da Expointer e Feira do Livro, entre outras.

Dentro do mesmo espírito, a rádio FM Cultura oferece uma programação de alta qualidade e valorização da produção cultural gaúcha e brasileira:

AS MÚSICAS QUE FIZERAM A SUA CABEÇA
AVENIDA CULTURA
BRASILIANA
CLÁSSICOS DA MANHÃ
CONCERTOS FM CULTURA
CONTEMPORÂNEA
CONTRACULTURA
CONVERSA DE BOTEQUIM
CULTURA DA INFÂNCIA
CULTURA DOCUMENTA
CULTURA HIP HOP
CULTURA NA MESA
ENSAIO ABERTO
ESTAÇÃO CULTURA
ESTÚDIO B
FILARMONIA
FM CULTURA INFORMA
MANHÃ POPULAR BRASILEIRA
NA TRILHA DA TELA
ÓPERA DA SEMANA
RADIOTEATRO
SESSÃO JAZZ
TARDE POPULAR BRASILEIRA
TONS E NOTAS
UM BOM DIA MEU RIO GRANDE
UNIRÁDIO