terça-feira, 7 de junho de 2011

Sindicato dos Jornalistas/RS repudia agressão a estudantes em Santa Cruz

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul repudia com veemência a atitude de alguns seguranças que agrediram deliberadamente estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, que faziam uma manifestação pacifica durante a passagem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pela universidade na noite da última sexta-feira, 3 de junho. Relator do Recurso Extraordinário que deu fim à obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, Mendes - sócio proprietário do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) fundado em 1998, um dos maiores cursos preparatórios para as provas da OAB, em Brasília, fazia palestra no curso de Direito da Unisc.

Na Semana da Imprensa, o Sindicato entende que a manifestação dos estudantes nada mais é que o legítimo direito de manifestação pública, assegurada pela Constituição Federal, e que de maneira alguma pode ser reprimida, da forma como ocorreu. Neste sentido, o Sindicato vai encaminhar documento à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para exigir explicações do STF, no que diz respeito às palestras do então ministro empresário. No entendimento da direção deste Sindicato, o ministro não pode usar o cargo para propagar palestras, com às quais é beneficiado, uma vez que é sócio-proprietário do curso preparatório para provas da OAB.  
O Sindicato encaminha, ainda, documento à reitoria da universidade para buscar esclarecimento sobre os fatos e solicitar punição imediata dos seguranças envolvidos na ação contra os estudantes. Informada sobre a presença de policiais militares à paisana nas agressões, a direção vai notificar também o comando da Brigada Militar para os esclarecimentos devidos. Por último, a direção conclama a união de todos os jornalistas e estudantes de Jornalismo do Brasil para que continuem suas manifestações de forma pacífica contra o ministro Gilmar Mendes, lembrando que neste dia 17 de junho fazem exatos dois anos da decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal, que ao extinguir a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, disse 'não' à educação no Brasil.

Chuva

Chove lá fora
Uma chuvinha miúda.
Nem me deixa ir embora
Com medo que se torne graúda.