segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Base de apoio a Lula vai governar 72% do eleitorado brasileiro

A base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai governar 93,5 milhões de eleitores nos municípios em todo o país. A fatia representa 72,5% do eleitorado brasileiro. A oposição ficou com 35,4 milhões de pessoas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 128,9 milhões estavam aptos a votar no pleito deste ano.
A base de apoio a Lula no Congresso Nacional reúne uma legião de 16 partidos. Os grandes vencedores são: PT, PMDB, PSB, PDT, PC do B, PRB, PR, PP, PTB, PV, PSC, PMN, PHS, PT do B, PTC e PRTB.
A oposição, formada por PSDB, DEM, PPS e PSOL, sai enfraquecida destas eleições.

Sindicato repudia agressão a jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul lamenta e repudia as agressões sofridas pelo jornalista Graciliano Rocha, do jornal Folha de S.Paulo, no comitê do candidato José Fogaça, ao final da apuração das eleições municipais, no domingo à noite. Segundo o profissional de 31 anos, ele foi intimado por um estranho dentro do comitê, assim que o candidato reeleito se preparava para conceder uma entrevista coletiva. “Olha, tu não és bem quisto aqui. Só escreve matéria f.d.p.”, teria dito o homem. Ao final da coletiva e depois que Fogaça se dirigiu à rua para falar para a militância, Rocha foi abordado pelo mesmo homem na porta de saída. “Levei um soco no supercílio esquerdo e, a seguir, vários outros pelo corpo. Surgiu outro homem, que também começou a me soquear”, relata.
Diante das agressões, o jornalista caiu no chão e começou a levar pontapés das duas pessoas, que só pararam depois da chegada de outros jornalistas e de integrantes da cúpula do partido. “Fiz o Boletim de Ocorrência (BO) e exame de corpo de delito. Pessoalmente, apesar de estar com o corpo todo dolorido, este é um capítulo encerrado. Mas o jurídico do jornal é que decidirá o que fazer daqui para frente”, diz Rocha, lembrando que recebeu solidariedade e pedido de desculpas do jornalista Marcelo Villa Bôas, assessor de imprensa de Fogaça ainda no domingo.
O profissional está em Porto Alegre desde maio e fez basicamente matérias de cunho político. A que mais chamou a atenção foi a que denunciou o suposto enriquecimento ilícito do deputado estadual Luiz Fernando Záchia, coordenador da campanha de Fogaça. A reportagem provocou a saída do parlamentar do posto. A última foi publicada no último domingo e tratava da distribuição de bônus moradia pelo governo municipal.
O Sindicato entende que este tipo de ocorrência fere a todos os profissionais em exercício no Rio Grande do Sul pois tem o objetivo de cercear a liberdade de informar. Para a entidade, a discordância deve ser resolvida por meio do diálogo e não por agressão física como a que sofreu o jornalista Graciliano Rocha. A direção do Sindicato cobra ainda apuração imediata do caso, a identificação e a punição dos envolvidos nas agressões.

Mais informações no site do sindicato:
http://www.jornalistas-rs.org.br/

Democracia e dessacerto

O povo de Porto Alegre escolheu democraticamente o seu prefeito. Faz parte do regime ganhar e perder. Mas também tenho o direito de dizer que a população errou na escolha porque conviveu com um Governo que nada fez e até seis meses antes da eleição tinha alta rejeição entre a população. Não cumpriu nada do que prometera, fez um governo sem ação, quase parando. Mas tapa-buracos e enganações na véspera das eleições mudaram tudo. Quem votou no reeleito vai continuar a aplaudi-lo? Eu e boa parcela da população que não o elegemos vamos fiscalizá-lo, com certeza. O meu partido tinha proposta claras e objetivas para Porto Alegre voltar a ser o que era nas áreas da educação, da saúde, do transporte, da infraestrutura, da cultura de de outras áreas. Não fomos bem sucedidos. Até daqui há quatro anos, quando estaremos mais fortes.

Vencedor e perdedor

Um vencedor é sempre parte da resposta
Um perdedor é sempre parte do problema
Um vencedor tem sempre uma proposta
Um perdedor tem sempre uma desculpa
Um vencedor sempre diz: "Posso ajudar?"
Um perdedor sempre diz: "Não é minha obrigação"
Um vencedor enxerga uma resposta para cada problema
Um perdedor enxerga um problema para cada resposta
Um vencedor sempre diz: "Pode ser difícil, mas é possível"
Um perdedor sempre diz: "Pode ser possível, mas é difícil"