sábado, 17 de setembro de 2011

Meu caminho

No meu caminho errante e divagante,
nunca vi mulher que o homem não dobre.
Mesmo o mais sério um beijo roubou.
Já vi vaca brava ser ordenhada.
Ginete, embora insista, cai.
No mato de espinho, se tira lenha.
Os metidos um dia perdem.
Os valentões também apanham.
Não há mentiroso que prove que mente.
E eu, metido a conversa, sou acreditado.

Médio Mamute

Fui ver Mamute, que estreiou no Cine Guion hoje em Porto Alegre. Gérard Depardieu é o dizem um "dinossauro". Mas, protagonista, salvou o filme. Não vou dizer as razões, mas apenas destacar que ele representa um açougueiro aposentado que parte numa moto pelas estradas da França em busca da papelada de seus empregos anteriores, que garantirão sua aposentadoria. Boa história, que reflete a agonia de quem se aposenta. Não só sua, mas de seus familiares. Mas, sinceramente, eu esperava mais do filme. O resto eu quero que vocês vejam. Eu vi um filme médio. Vejam e contribuam para o debate....

Sinos


Ouço, ao longe e cedo,
os sinos daquela igreja.
Noutras casas também ouvem
em minha cidade
os sinos daquela igreja.

Todos param, silenciam
e balbuciam: quem foi?
quando os sinos daquela igreja
tocam lentos e noutra hora.
É sinal de uma alma que partiu.

E não é alguém qualquer.
Quando os sinos daquela igreja
tocam lentos e noutra hora
um figurão importante não respira
para gosto ou desgosto dos que ficaram.

Mas os sinos daquela igreja tocam,
ao longe e cedo, nos dias de nossas vidas.

O barulho deles


Eles entendem que eu quero dormir?
Eles sabem o que é um minuto de sono a mais?
Eles não poderiam movimentar
suas máquinas barulhentas mais tarde?

Não, vou ficar aqui.
Daqui não mudarei.
Um pé não arredarei.
Aqui é meu lugar.
Meu conforto, meu lar.

Não tem jeito.
A arte do convívio aprendi,
para a caverna não irei,
no meu canto ficarei.
Mas, barulhentos são.

Frente em Defesa do Diploma será reinstalada. FENAJ convoca mobilização para 6 de outubro


Com o número de assinaturas necessárias já alcançado, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma de Jornalismo será reinstalada no Congresso Nacional no início de outubro. Com este reforço, a Executiva da FENAJ e o Grupo de Trabalho da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma convocam para dia 6 de outubro mobilização no Congresso Nacional, em Brasília, para pressão direta sobre os parlamentares pela aprovação das PECs do diploma.

Já foram obtidas as 198 assinaturas necessárias para criar a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma de Jornalismo no Congresso. O próximo passo agora é instaurar a frente, o que deve ocorrer no início de outubro, segundo o gabinete da deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM), autora da proposta. Com as articulações da parlamentar e os contatos dos Sindicatos de Jornalistas e de profissionais junto aos gabinetes parlamentares, nas três últimas semanas foram conquistadas mais de 90 assinaturas de adesão.

Em documento encaminhado às entidades que participam do movimento, a Executiva da FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha alertaram seus apoiadores para a necessidade de um esforço urgente de mobilizações e contatos com parlamentares pela reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma e pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara dos Deputados, tendo em vista a crescente expectativa de que a PEC 386/09 seja votada em plenário em outubro ou novembro.

Autor da PEC, o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) já protocolou solicitação neste sentido à Mesa Diretora da Câmara. Ele também participou de audiência da direção da FENAJ com o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT/RS), no final de agosto e quer reforçar o movimento pela aprovação da matéria com a assinatura do maior número possível de parlamentares ao requerimento.

Paralelamente, a FENAJ e a Coordenação da Campanha preparam um “placar” com a tendência de voto de cada deputado, para divulgação na página da entidade, à semelhança do que foi produzido com a tendência de votos à PEC 33/09, que tramita no Senado. “E é fundamental que nossos apoiadores continuem incentivando a adesão de todos cidadãos ao abaixo assinado virtual que pede a imediata votação das PECs”, destaca Valci Zuculoto, diretora da Federação e membro do GT.