sábado, 29 de março de 2008

Canadá começou matança de 350 mil focas


Há 25 anos que não se via uma caçada assim. Na Terra Nova, no Canadá, começou na segunda-feira a perseguição a 350 mil focas da Groelândia. Prevista para durar 36 horas, a matança envolve 2, 5 mil caçadores e 250 arrastões. O controle populacional destes animais e o comércio da sua pele justificam a ação, que é alvo de uma campanha condenatória por parte de associações internacionais dos direitos dos animais.
O governo canadense autorizou a morte de 975 mil exemplares num período de três anos. Estes números significam que, só este ano, houve um aumento de 100 mil focas em relação aos últimos anos. A população total de focas da Groelândia é calculada em 5,2 milhões e vinha triplicando desde os anos 70.
Outra das razões apontadas, tanto pelo Governo como pelos caçadores, tem a ver com a redução do número de bacalhaus nas águas da Terra Nova. Uma foca adulta consome uma tonelada de peixe por ano. Mas esta justificação é a mais criticada pelos ambientalistas. "O bacalhau não desapareceu por causa das focas, mas sim devido à sua sobreexploração pelos pescadores", defendem os defensores dos direitos dos animais.
A matança começou na última semana de março, no Golfo de São Lourenço, perto das ilhas Madalena, no Quebec. Foram mortos 90 mil animais. Mas a grande caçada decorre agora na Terra Nova.

Até quando?

Em três dias, a matança de focas recomeçará. Nesse momento o mundo inteiro está se unindo e protestando contra o governo canadense.
Uma delas é pressionando por meio de um enorme abaixo-assinado. Se vocês querem ajudar a acabar com a cruel chacina de filhotes, participem e divulguem o máximo possível:

Basta apontar o nome, e-mail e país requerido. Não custa nada e demora cerca de 10 segundos para assinar depois de clicar no link abaixo.

Assine: http://www.hsus.org/marine_mammals/protect_seals/seals_action/seal_watch_sign_up.html

Lula diz que oposição destila ódio. Tem razão


No primeiro e no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a oposição preferiu atacar, mesmo sem provas, em vez de legislar a favor do Brasil. O chefe da nação amplia os índices de popularidade, mesmo sob o ataque cerrado da grande mídia, oportunamente alcunhada de Partido da Imprensa Golpista (PIG) pelo colega Paulo Henrique Amorim.
Ontem, em Alagoas, apoiado pelo povo, Lula fez um discurso exaltado e que expressa exatamente o clima reinante entre parlamentares do DEM e do PSDB:
- A oposição está destilando ódio.
Verdade!
Ainda bem que temos meios de contrapor na Internet, dando outra versão aos fatos e publicando charge bem-humorada como esta da Bessinha.