terça-feira, 1 de março de 2011

Continuando a viagem pelo passado

Retomei hoje as aulas no curso de História na PUCRS. Ao ingressar no terceiro semestre, sinto que o bom do curso é ter a noção de que novas páginas podem - e devem - ser escritas. Senão, não adiantaria me dedicar meses de minha vida a este curso, que está me deixando cada vez mais apaixonado. O que meus professores me apresentam hoje é resultado de explicações que foram reformadas várias vezes. Por eles, especialmente. E por mim, como historiador, dentro em breve. Isso é que fascina na história.

Grande manifestação contra motorista e pela paz no trânsito

                                Foto da Mauro Vieira

Mais de 3 mil manifestantes, de bicicleta e a pé, marcharam hoje pelas principais ruas da Cidade Baixa e do Centro, em Porto Alegre, em protesto contra o motorista que atropelou criminosamente dezenas de ciclistas na última sexta-feira. O grupo saiu do Largo Zumbi dos Palmares, seguiu pela José do Patrocínio e parou na esquina desta rua com a Luiz Afonso, local do crime. Ali, deitaram as bicicletas e seus corpos, em ato que emocionou muitos participantes. Depois, aplaudiram a manifestação e ergueram as bicicletas para mostrar que o meio de transporte pode dividir espaço com automóveis na ruas de Porto Alegre.


A manifestação foi alegre, com muitas palavras de ordem - onde destacavam-se "Mais amor, menos motor" e "Bicicleta: um carro a menos". Jovens, idosos e crianças distribuíram flores e exibiram cartazes e faixas pedindo paz no trânsito. Foram aplaudidos nas calçadas e do alto dos edifícios, numa demonstração da condenação da população ao ato insano do motorista e a favor do uso da bicicleta.

Eu participei do ato, sem a minha bicicleta. Me recuperando de uma cirugia no joelho, só acompanhei a concentração e parte da caminhada, mas pude ver a união dos porto-alegrenses de todas as cores partidárias e políticas. Numa das fotos, posei ao lado de um gremista. Unidos pela causa de um transporte menos poluente.



E exibi um dos principais cartazes da manifestação.

É hoje a marcha pela paz no trânsito

Mais amor, menos motor. Vamos à luta, sem carro. Sem condutores armados com seu próprio veículo. E pela punição exemplar do motorista que atropelou criminosamente dezenas de ciclistas.
Hoje, às 18h30min, no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre, marcharemos pela paz no trânsito!