quinta-feira, 5 de julho de 2012

O tempo nos pampas

Um forasteiro nordestino chega ao Rio Grande do Sul e ouve em cada esquina uma ladainha:
- Que tempo, hein?
Vai ao supermercado, ao bar, entra no cinema e escuta novamente:
- Que tempo, hein?
A cada pergunta, os viventes começam a reclamar, resmungar, xingar, chorar. Pensa:
- Mas este povo não tem outra coisa do que falar?
E faz a pergunta para o primeiro sujeito que lhe surge à frente. A resposta é direta:
- Fica aqui uns dias e verás. Num dia tem sol de rachar, no outro faz frio de renguear cusco. De vez em quando, uma chuvinha. Só gaúcho para aguentar isso no lombo.
Sem entender bem o palavreado, compreende o recado e pega o primeiro avião para a sua terra.
- Pode não ter neve, mas não falam mal do tempo - pensa.

Em defesa do diploma: PEC dos Jornalistas deve ir a voto na próxima terça-feira

A PEC dos Jornalistas estará entre as matérias a serem apreciadas no Senado na próxima terça-feira. O anúncio foi feito em plenário pela senadora Marta Suplicy (PT/SP), que presidiu a sessão desta quarta-feira (4/7). A FENAJ prepara ações para assegurar a votação e aprovação da matéria. Após as movimentações da comitiva de jornalistas, que envolveu representantes de 20 Sindicatos da categoria, além de dirigentes da FENAJ, havia um forte indicativo de que PEC dos Jornalistas fosse votada. Na sessão desta quarta-feira foram a voto diversas matérias, entre elas a PEC 103/12, de regulamentação do comércio eletrônico e a PEC 86/07, do voto aberto para cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar. Pelas articulações de lideranças, a PEC dos Jornalistas seria a seguinte. No entanto, como a sessão se arrastou para além das 19 horas, o quorum foi diminuindo.
“Para não correr riscos com a redução do quorum, o autor e o relator da proposta costuraram um novo encaminhamento, que foi anunciado no plenário pela mesa diretora da sessão, pra votar na semana que vem”, informa José Carlos Torves, diretor da FENAJ que acompanhou os trabalhos no Senado juntamente com a comitiva dos jornalistas. A Executiva da FENAJ anunciará nos próximos dias medidas para ampliar o movimento pela aprovação da matéria.