segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ressaca com dor

Depois de passar o domingo acessando notícias sobre a tragédia de Santa Maria, acordo de ressaca. A primeira coisa que penso ao acordar é na dor dos familiares, na corrente de solidariedade - a internet atuou com força - e nas providências a serem tomadas. É preciso tirar da tragédia uma lição: nossos jovens não podem mais serem conduzidos para armadilhas, de onde dificilmente saem. Que estas mortes não fiquem em vão.

Jornalistas prestam solidariedade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Federação Nacional dos Jornalistas, juntamente com os demais 30 sindicatos de jornalistas do Brasil, lamentam com pesar a tragédia que se abateu na madrugada de domingo na cidade de Santa Maria, RS. As entidades se solidarizam com os familiares dos mais de 230 mortos, e pessoas que resultaram feridas após incêndio em uma boate. Ao mesmo tempo, destaca o trabalho da Imprensa no tratamento com a matéria.
As entidades se solidarizam também com a comunidade escolar de Santa Maria, e todo povo santamariense e gaúcho pela tragédia, que de imediato silenciou mais de 230 vozes que, com certeza, irão deixar tristes os corredores da Universidade Federal de Santa Maria, bem como as ruas da cidade. Na certeza de que a solidariedade expressada por todas as pessoas irá confortar os lares de quem sofreu com a tragédia, as entidades, que congregam mais de 80 mil jornalistas no Brasil, querem se somar nas preces de conforto e alento para os familiares e amigos.
* Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS
* Federação Nacional dos Jornalistas
* Sindicatos dos Jornalistas
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Dourados
Espírito Santo
Rio de Janeiro - Estado
Goiás
Juiz de Fora
Londrina
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Rio de Janeiro - Município
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins

Sem sensacionalismo, por favor

Me associo ao pedido de outros amigos e peço que algumas pessoas parem de postar fotos sensacionalistas da tragédia de Santa Maria. Sejam humanitários e respeitem a dor dos familiares.

A tragédia de Santa Maria


Tristeza toma conta do RS com a morte de mais de 180 jovens em um incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria nesta madrugada. Solidariedade geral com os familiares das vítimas.
O Clicrbs aponta 245 vítimas. Independente de números, trata -se de uma tragédia sem precedentes no RS.
Pedido enviado pela colega @larissa.drabeski
Corpo de Bombeiros de Santa Maria/RS pede doações para o CDM: garrafas de água, luvas descartáveis, álcool gel, papel higiênico e barras de cereais.
Medicações também são necessárias para os parentes e amigos que estão em estado de choque, são eles: Captopril, Clonazepam, Diazepam, dipirona, Parecetamol, AS, luvas, Rino Lactato solução.
Pedem também que a população evite se aproximar do local por curiosidade, apenas voluntários da saúde podem ajudar neste momento. Para mais informações, contato com o Dr. William (55) 96811021. Por favor, quem tiver mais informações de ajuda, entra em contato com a gente.

O frio do seu Luiz

Seu Luiz, que tinha comércio e hoje frequenta os bares, reclama do clima. Aqui na Praia da Picada, em Barra do Ribeiro (RS), onde estou, os termômetros registram menos de 15°C e a maioria das pessoas está agasalhada. Seu Luiz, 79 anos, tem razão. Isso não é verão. Pior: dizem que na madrugada a temperatura estará próxima dos 10°C. O meu amigo, que circula de mesa em mesa, avisa que só gaúcho tem saúde para aguentar isso. Afinal, na semana de Natal, muita. gente "infartou" com os 40°C. Seu Luiz tem razão!

Inicia a campanha de Negociação Coletiva 2013 dos jornalistas gaúchos

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, em reunião na manhã desta sexta-feira, 25, que teve a participação de representantes da categoria, deu os primeiros passos nos debates sobre a Negociação Coletiva 2013. A iniciativa atendeu reivindicação da categoria aprovada na última assembleia do acordo de 2012, que definiu por iniciar as discussões ainda no mês de janeiro. Com a proposta de trabalhar o mesmo slogan 'O Trabalho do Jornalista Vale Mais’, a entidade espera obter sucesso nas negociações.

O presidente do Sindicato José Maria Rodrigues Nunes, antecipou que as conversas com os sindicatos patronais já iniciaram durante o ato de assinatura do termo para criação da comissão paritária responsável para dar conta da cláusula 43ª, que trata de buscar ações para melhorar a saúde, segurança e qualidade de vida dos jornalistas.
Depois de vários debates, os participantes do encontro decidiram que o ponto de partida será um banner no portal da entidade, onde estará estampado o mote da campanha. A partir daí o profissional poderá acessar todas as informações sobre as negociações e, inclusive sugerir ações para o Sindicato. "Vamos disponibilizar a nossa convenção coletiva em vigor e a pauta de reivindicações de 2012 para que todos os profissionais façam um comparativo do que reivindicamos e do que conquistamos", declara Nunes.
O próximo encontro da categoria com a direção do SINDJORS está agendada para 22 de fevereiro, às 11h, na sede. A proposta é que todos os profissionais, tanto da Capital como do Interior, possam encaminhar colaborações até o final de março, via web@jornalistasrs.org ou pelo telefone 51-3226-0664. "Vale lembrar que essas reuniões são abertas a todos os jornalistas. A idéia é construirmos uma pauta de negociação realmente coletiva", ressaltou Nunes.

Saudades

Saudades de
quem atrasa
e não chega

Invasão

Eu quero te invadir, ocupar teu território, percorrer cada canto, ter certeza de que não fugirás. Eu vejo sementes que logo plantaremos para amor colhermos. Daqui não sairei sem os frutos comermos. Ah, neste teu território não noto inço, tampouco erva daninha. Só campo fértil para muito vivermos, para tanto colhermos. Não é sonho, nem ficção. É real, desde que a porteira abras, que os caminhos mostres, que os temores afastes.

Sem alternativa

Não tenho alternativa.
Ou firmo os pés no chão.
Ou voo bem alto, bem longe.

Palavras, palavras

O mundo virtual é uma beleza. Gostaram da sentença? Muitos sim, outros não. Eis o problema da internet, onde somos livres para escrevermos o que quisermos. E escrevemos por meio de palavras, que têm muitos significados, que estão relacionados com a contribuição que elas - as palavras - dão ao sentido de frases e enunciados. Portanto, ao escrevermos, devemos ter o cuidado para o significado que a mistura de letras tem para uma ou outra pessoa. Por isso, muitas pessoas preferem buscar na web citações de pensadores conhecidos, que teoricamente têm um sentido universal. O difícil e perigoso é escrever o próprio pensamento. Por exemplo, muitos dirão que viajei ao misturar as palavras acima.

Acordei

Acordei,
o olho abri,
o outro também.
No mundo esperto,
é melhor ficar assim.

Bom dia amig@s!

Que árvore é essa?


Estou na mãe, em Barra do Ribeiro. E, andando pelas ruas, cliquei esta bela árvore. Alguém sabe o nome?