sábado, 23 de fevereiro de 2008

Retornando ao Beira-Rio

Depois de assistir pela televisão a três jogos do Internacional em Garopaba (SC), onde passava férias, estou de volta a Porto Alegre. E não poderia deixar de ir ao Beira-Rio hoje, quando o meu colorado fará um tira-teima com o São Luiz, time com o qual empatou na última quarta-feira em Ijuí. Torço por uma vitória consistente, que afaste a impressão que o Inter é um time descompromissado com o Gauchão e que só joga sob pressão. Vamos, Inter!

As imagens que mais gostei
















Foi na praia de Gamboa, em um canto quase deserto, que captei as duas imagens que mais gostei. Nas fotos, é possível unir o mar, o céu, a areia da praia e os rochedos, todos com cores distintas. Acho que consegui um equilíbrio. Não sou fotógrafo profissional e usei o meu celular. Com a palavra, os colegas que entendem do assunto....

Praia do Rosa, beleza e imagens interessantes




















Transitar pela Praia do Rosa é conviver com a beleza do lugar, como os bares separados por passarelas e escadas de madeira, os belos rochedos da região e os surfistas de todas as idades pegando onda. Mas o Rosa também nos garante algumas imagens singulares, como a de um homem de longas tranças que se sentou junto a uma grande pedra e ali ficou, como se tivesse se fundido a ela. Também é possível clicar o vai-e-vem da enfeitada artesã pelas passarelas ou pela areia, tentando vender dezenas de brincos, pulseiras e colares.

Ilha do Coral, passeio e banho energizante






















Uma escuna, com o sugestivo nome de Lendário, sai duas vezes por dia da baía central de Garopaba e leva turistas para uma viagem encantadora de três horas, onde uma das atrações é um mergulho nas águas geladas próximas à Ilha do Coral, distante 15 quilômetros da costa. Depois, a embarcação segue o retorno passando pelas praias de Guarda do Embaú, Gamboa e Siriú, além da ilhota que leva o mesmo nome desta última. À bordo, os sotaques são múltiplos: brasileiros do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro, e argentinos.

Voltando, depois de viver as belezas de Garopaba




Minha paixão por Garopaba, litoral sul de catarinense, vem dos anos 80. Cheguei lá por indicação, voltei em outros anos por opção e retornei este ano por saudade. Faziam três anos que eu não visitava aquele território abençoado e privilegiado pela natureza. Garopaba não é apenas a praia localizada na baía central, mas um conjunto de outros locais onde é possível se deslocar a pé, por trilhas ou escalando morros. Muitas vezes é preciso se deslocar de carro ou ônibus, mas é tudo tão perto e belo. Com meu celular em punho tirei algumas fotos que reproduzirei a partir de hoje, depois de alguns dias sem postar neste blog. Espero que gostem.