sexta-feira, 28 de maio de 2010

Unisinos oferece cursos de jornalismo policial e de atualização em história e economia para jornalistas

Dois novos cursos de extensão voltados para a área da comunicação estão com as inscrições abertas na Unisinos. "Como fazer Jornalismo Policial: riscos, desafios e possibilidades" vai tratar das características e riscos do jornalismo policial, de suas manifestações mais populares até as mais complexas esteticamente (como a obra "A Sangue Frio", de Truman Capote). O texto, a apuração, a captação de imagens e as questões legais envolvidas neste tipo de reportagem são alguns dos temas abordados. Serão apresentados “cases” de coberturas recentes. O curso é aberto a estudantes e profissionais de Jornalismo.
O curso “A História recente da Política e da Economia do Brasil: atualização para profissionais de comunicação” vai enfocar o período recente do país, de 1964 até os dias atuais. Estão no programa os atos institucionais, a luta armada, o Milagre Econômico, a crise dos anos 80, a Constituição de 1988 e o Plano Real, entre outros. As aulas são voltadas especialmente para profissionais de comunicação, destacando os pontos mais importantes do período através de jornais, revistas e anúncios e relacionando-os com o momento atual. O curso é aberto a estudantes e profissionais de Comunicação e público em geral.
Ambos os cursos serão ministrados pela jornalista Clarice Gontarski Speranza (ex-repórter e editora de Zero Hora), mestre e doutoranda em História (Ufrgs), ganhadora de quatro prêmios jornalísticos (três do Movimento de Justiça e Direitos Humanos/RS), e professora substituta na Faculdade de Comunicação/Jornalismo UFRGS entre 2005 e 2007. Mais informações podem ser obtidas no site www.unisinos.br/extensao/comunicacao.

Nenhum comentário: