sábado, 22 de dezembro de 2007

Vista as cores do sol e festeje o início do verão

Hoje, 22 de dezembro, é dia de solstício, data que marca o início do verão. A Feira dos Agricultores Ecologistas convida os ecologistas que estão em Porto Alegre para levarem suas canecas e brindarem ao novo ciclo do planeta Terra. Infelizmente, estou fora da Capital, mas dou o meu recado.
A Festa do Solstício inicia às 7h30min, com uma roda de chimarrão, que representa uma grande riqueza da terra gaúcha. Uma oficina de artesanato para construir e levar para casa símbolos do verão, como guirlandas de trigo e sempre-vivas, começa às 9h30min. Para entender melhor o que é o solstício e porque ele é tão importante para todo o planeta, os interessados podem ouvir a palestra do físico do Observatório Astronômico da UFGRS, a partir das 10h30min. A nutricionista Herta karp Wiener serve um ponche de frutas, às 11h30min, para aqueles que trazem sua caneca de casa, adotando uma atitude que reduz o consumo de plástico.
A comemoração está presente em todas as bancas que mostram as riquezas da sua região, expondo algumas práticas especiais como os painéis do plantio de arroz, na banca de Juarez Felipi. A ACERT Três Passos exibe a "flor" da bananeira, para os que ainda não a conhecem. Na banca do Bellé, da AECIA, o detaque é para as frutas da mata, como a deliciosa guabiroba. Sucessivamente, cada banca participa do evento com a sua atração peculiar.
Todos estão convidados a vestirem amarelo, laranjado ou vermelho, as cores do verão, para entrar com muita alegria na nova estação do ano e no novo ciclo do movimento aparente do sol no planeta Terra.
Maiores informaçôes com a jornalista Cláudia Dreier (51) 9727-9706 ou com a nutricionista Herta Karp Wiener 3332-6834.

Nenhum comentário: