quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Nos poupem de hipocrisia

Texto publicado no blog Leituras e Opiniões, de Luis Favre

Reproduzo a seguir duas matérias do jornal O Globo. A primeira concerne o assassinato sob tortura de um jovem de 15 anos cometido por policias militares de São Paulo. O segundo artigo informa sobre o relatório da Comissão parlamentar sobre o caso da jovem menor estuprada num cárcere, onde ficou dias a fio na cela com 20 homens. Dois casos igualmente repugnantes, duas feridas profundas na alma de qualquer cidadão de bem. A democracia brasileira interpelada aos olhos do mundo.
Segundo o jornal O Globo, o relatório "poupa" a governadora do Pará de responsabilidade neste último caso da menor estuprada.
Me chamou atenção o verbo "poupa", pois no contexto ele é mais que uma simples constatação. Insinua O Globo que a governadora do Pará não é inocente e, por motivações outras, foi "poupada".
No caso do jovem assassinado por policiais no Estado de São Paulo, o jornal O Globo poupa o governador José Serra de qualquer relação com a ação dos policias sobre sua jurisdição. Ele nem é mencionado, não existe nem como informação tipo "o fato aconteceu no Estado tal governado por fulano de tal que imediatamente tomou todas as providencias do caso..." O Globo poupa, os jornais poupam. Quero deixar claro que utilizo o termo poupar no sentido que penso que o jornal, aliás a maioria dos jornais e não só O Globo, entendem: poupam porque encobrem e defendem e preservam e simpatizam e agem em favor do poupado. Aqui, neste assassinato de um jovem de 15 anos, indefeso e torturado até a morte por vários policiais numa dependência pública, nenhuma indignação. Noblat não fará enquete, ninguém pede explicações, nem demissões, nenhum articulista exige CPI ou Comissão parlamentar. Somos convocados por quase toda a mídia a POUPAR.
A explicação cabe em duas siglas: a governadora do Pará, Ana Julia, é do PT. José Serra, governador de São Paulo é do PSDB.
É assim de simples, diáfano e claro. Basta abrir os olhos é ler.

Luis Favre é integrante do PT

Nenhum comentário: