domingo, 10 de junho de 2007

Elogios a nós, torcedores colorados

AULA DE PARCERIA

PC Vasconcelos - SportTV - Globo.com

Tão brasileiros quanto qualquer outro brasileiro, os gaúchos têm ministrado aulas de como torcer nos últimos tempos. Nada mais emocionante do que ver uma partida do Internacional ou do Grêmio. Ao contrário de alguns, eles não param de incentivar a equipe e demonstram uma tolerância com o jogador médio - até mesmo o ruim - inimaginável em outros estádios.
Não estou a pregar o torcedor acrítico. Muito pelo contrário. Que seja cada vez mais crítico, mas não confunda ser crítico com mau-humor ou ranzizice.
O que a torcida do Internacional fez na noite de quinta-feira pode servir de lição para outras tantas torcidas. Mau-humorados e doentes do fígado pregam que o título da Copa Sul-Americana é menor. Não é não !. Título ruim é o protestado. Na fria - gélida - noite de Porto Alegre, com transmissão pela tevê, a torcida do Inter não quis saber. Foi ao estádio e fez o seu papel.
Seria muito bom - e aqui vai um sonho - que torcedores de outros times refletissem sobre o comportamento adotado pela torcida colorada. Virou parceira de uma equipe com vários jogadores limitados, mas jamais deixará de ser crítica. O mesmo se aplica ao pessoal do Grêmio. Entre proferir o orgulho de torcer por aquelas cores e o insano mau-humor, a opção é sempre pela primeira.
É assim que se chega aonde quer.

Nenhum comentário: