quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Pensando na vida...

A vida é pra ser vivida. Parece que esta frase diz o óbvio. No entanto, algumas pessoas passam pela vida e esquecem de viver a vida. Outras reclamam da vida, e não sabem usufruir a vida. E muitos, com o desejo de "aproveitar a vida", por falta de juízo e sabedoria, estão desperdiçando a vida.
A vida neste mundo não é vivida em um "mar de rosas". Viver não é simplesmente sonhar, é aproveitar cada minuto para vivenciar experiências sejam boas e agradáveis, ou amargas e dolorosas.
Não somos perfeitos. Assim sendo temos que encarar as nossas imperfeições e limitações. Mas sem esquecer de que no mundo teremos aflições, mas devemos ter ânimo. Precisamos entender que, nesta vida, é bem sucedido quem é capaz de aprender tanto com os acertos como também com os erros. Decepções, frustações e perdas sempre acontecerão.
Lembremo-nos de que os fracos julgam e desistem, enquanto os fortes compreendem e têm esperança. Não podemos esquecer de que nos terrenos sinuosos da existência é que a lucidez e a maturidade emocional são testadas. Todos temos fragilidades. Só não as enxerga quem é incapaz de viajar para dentro de si mesmo.
Na escola da vida, o "aluno nota 10" não é aquele que proclama a sua perfeição, mas o que reconhece suas limitações. O melhor aprendiz não é aquele que proclama a sua força, mas o que exercita o seu autodomínio e educa a sua sensibilidade. Não é aprovado o aluno que simplesmente acumula conhecimentos profundos e variados, mas o que sabe utilizar com sabedoria os conhecimentos adquiridos.

Nenhum comentário: