sexta-feira, 29 de junho de 2007

Cifose? Lordose? Tenho, mas estou me mexendo...


Pois é, com a proximidade de completar 52 anos, vou descobrindo alguns males em certas regiões do corpo. A hiperlordose está aumentando a curva de minha coluna, tanto a cervical quanto a lombar. E a hipercifose representa um aumento da curvatura da região dorsal. Não é nada que me impeça a locomoção, mas trata-se de algo para ser resolvido com ginástica, tanto com aparelhos como na água. Por isso, faço hidroginástica e musculação de forma intercalada durante a semana. Aconselho que todo mundo faça o mesmo, sempre dentro de suas condições físicas e limitações.
A hidroginástica reduziu muito as dores nas minhas costas e as tonturas. Além disso, melhorou minha capacidade aeróbia, a resistência cardiorespiratória e a força muscular. Com certeza, estou mais flexível e me sentindo bem de uma forma geral. Mais um detalhe: uma hora de exercício na piscina representa uma queima de 400 calorias, em média. Na musculação, eu associo o exercício aeróbico (esteira e bicicleta) para melhorar meu condicionamento físico e a hipertrofia muscular. Portanto, o negócio é nos movimentarmos para evitarmos que as dores tomem conta de nosso corpo. Nada de sedentarismo....

Nenhum comentário: