sábado, 9 de junho de 2007

Eu quero votar

A jovem colega, recém formada, se aproxima vibrante da urna instalada no terceiro andar de uma redação jornalística de Porto Alegre e pede, em alto e bom som:

- Eu quero votar.

Com o sorriso estampado no rosto, o veterano jornalista, já aposentado, entra no conjunto 133 de um edifício localizado na área central da Capital e afirma, com voz firme:

- Vim cumprir minha obrigação.


Escolado por anos de militância no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, não escondi a emoção ao presenciar estas duas cenas na eleição para renovação da Diretoria da entidade, realizada com sucesso entre 26 e 28 de março. Conhecia a disposição de boa parte dos colegas em participar dos eventos de sua entidade, mas dividia com os 29 companheiros de chapa o temor de que a crise e o ataque que o Jornalismo vem sofrendo nos últimos anos pudessem interferir na motivação dos eleitores.

No entanto, a categoria chegou às urnas ainda mais motivada. Aquela jovem jornalista do jornal Zero Hora e o aposentado que driblou seus 77 anos para votar na sede do Sindicato tinham objetivos comuns: defender o diploma para exercício da profissão, lutar pela criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ), brigar por salários mais justos, pela ampliação de vagas nas redações e por políticas que preservem a saúde do trabalhador jornalista. É pouco? Não, o Sindicato no qual eles apostam e agora é liderado por José Nunes continua lutando para manter conquistas históricas e abrir espaço para outras.

Por estas razões, eu e os companheiros de direção, eleitos e empossados no dia 28, estamos ainda mais motivados para ampliar as lutas travadas nos últimos anos sob o comando de José Carlos Torves. A presença de 701 votantes nas eleições– a maioria dos quais nos confiou o voto – funciona como impulso diante dos desafios dopróximo triênio. Com certeza, não seremos apenas representantes da jovem estudante, do colega aposentado e dos 665 companheiros que cravaram um X na cédula onde aparecia a relação da chapa Linha Direta. Nosso esforço está concentrado em toda a categoria, sem qualquer distinção. Vamos lutar juntos, com certeza.

Nenhum comentário: