sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Walden ou a Vida nos Bosques

A colega Lu Vilella, da Bamboletras, continua sugerindo boas leituras para os amigos e clientes da sua livraria, localizada no Shopping Nova Olaria, aqui ao lado de casa. Ela avisa que acaba de sair uma bela reedição de Walden ou a Vida nos Bosques, de Henry Thoreau. Livro fundamental que andava esgotado, desde a sua publicação, em 1854, Walden se converteu numa bíblia secreta, lida e amada no mundo inteiro. Reza a lenda que, sem esse texto visionário, que une poesia, ciência e profecia, não teria havido Gandhi, o movimento ecológico e muitos outros movimentos pela liberdade em várias partes do planeta. Na verdade, Walden, acompanhado de A Desobediência Civil, tem inspirado sucessivas gerações a se insurgirem contra o convencional "american way of life", não só na bélica terra de Tio Sam.
"A vida nas grandes cidades depende da vida nos bosques - assim, Walden levou a geração dos hippies a redescobrir a terra e a natureza, as árvores e os rios, os bichos e as estrelas. Estimulou e justificou a desobediência civil contra o Estado guerreiro e tributário. Ensinou o homem a ser solidário mesmo na solidão, identificando o seu semelhante - o outro ao mesmo tempo igual e diferente - e a comungar com o universo".
Walden ou a Vida nos Bosques é uma publicação da editora Ground e custa R$ 36,00. O e-mail da Bamboletras é livraria@bamboletras.com.br.
Tá aí a sugestão da Lu. Boa leitura a todos...

Nenhum comentário: