sábado, 1 de setembro de 2007

Emater: demissões atingem área técnica

Informação publicada na sexta-feira (31 de agosto) no blog do deputado Elvino Bohn Gass (PT) confirma que as demissões na Emater atingem a área técnica, que abriga aqueles servidores que prestam atendimento de extensão rural aos agricultores. E que boa parte deles não ganhava altos salários, já que até faxineiras e técnicos agrícolas foram demitidos. A constatação do deputado parte da análise da lista dos primeiros dispensados no município de Pelotas.
O parlamentar faz um apelo, inclusive, para que sejam enviados ao blog outras listas de demitidos. Durante a campanha eleitoral, a campanha Yeda Crusius chegou a enviar correspondência aos funcionários, comprometendo-se a não efetuar dispensas na empresa. Quando anunciou que demitiria cerca de 300 servidores, afirmou que apénas aposentados e empregados do setor administrativo seriam atingidos e que a extensão rural não seria afetada pelos cortes.
Nos últimos dias, circula entre os servidores a versão de que serão demitidos mais de 400 servidores. A governadora foi vaiada na sexta-feira, na Expointer, pelos funcionários da Emater.

Confira o comentário do deputado


As provas da mentira

Começam a surgir as provas de que o governo Yeda mentiu quando disse que as demissões na Emater seriam apenas de aposentados e servidores do setor administrativo. Recebi agora uma lista dos funcionários que já foram demitidos na região de Pelotas e constato que, ao contrário do que o governo anunciou, a maioria dos dispensados atuava na área técnica, ou seja, diretamente com os agricultores. Ah! E que boa parte deles não ganhava altos salários já que até faxineiras e técnicos agrícolas foram demitidos.
Neste ritmo, o governo Yeda vai desmantelar totalmente um dos melhores, mais eficientes e fundamentais serviços públicos do Rio Grande do Sul: a extensão rural. O momento é gravíssimo. Solicito que todos os que souberem de alguma demissão na Emater remetam os nomes dos servidores para este blog. Precisamos unir forças e reagir. Na próxima quinta-feira, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa vai debater o desmonte da assistência técnica rural pública em nosso Estado. Todos estão convidados.

A lista (parcial) das demissões na Região Sul – Pelotas

1. Arzelinda Alice Diogo Rodrigues - Arroio Grande - faxineira
2. Neiva Brahm Lopes - Jaguarão – auxiliar administrativa
3. Vera Maria Coelho - Morro Redondo – extensionista de Bem Estar Social
4. Neli Enilda da Silva - Pinheiro Machado - extensionista de Bem Estar Social
5. José Luiz Borges - Santana da Boa Vista – técnico agrícola
6. Jair Seidel - Pelotas - zootecnista
7. Geraldo Büttow Torchelsen - Pelotas – agrônomo
8. Luiz Carlos Migliorini - Pelotas - técnico agrícola
9. Vera Lúcia Gonçalves Botelho - Pelotas – auxiliar administrativo
10. Vera Lúcia Schreinert - Pelotas - extensionista de Bem Estar Social
11. Clair Marilei Cruz - Rio Grande - extensionista de Bem Estar Social
12. James Arlen Souza Meireles - Rio Grande - agrônomo
13. Terezinha Rodrigues de Freitas - Capão do Leão - faxineira
14. Ariovaldo da Rocha Goularte - Piratini - agrônomo
15. Mario Andrade Porto - Piratini - Agrônomo
16. Flávia Tourinho Vargas - Piratini - extensionista de Bem Estar Social
17. Jussara Lopes Furtado - Piratini – auxiliar administrativo
18. Bruno Alfredo Miritz - ESREG - agrônomo
19. Luiz Adilson dos Santos – ESREG - agrônomo
20. Fernando Antônio Alves - ESREG - agrônomo
21. Luiz Alberto Nickel – ESREG - contador

4 comentários:

Anônimo disse...

A grande verdade há de aparecer!! o que existe por trás dessas demissões Sra Governadora?? será que não é mais uma tentativa de entregar nas mãos dos grandes o trabalho filantrópico ao longo dos anos executado pela ASCAR/EMATER-RS? Será que a Sra conhece mesmo este trabalho?? O quanto de beneficiente ele o é, o quanto de riqueza trouxe para a nossa agricultura? nosso povo sofrido que planta de sol à sol, para manter suas famílias longe dos grandes centros, da violência , da miséria, formando jovens rurais em agricultores familiares, evitando o êxodo rural e todas as suas consequências... Mas acho que a sra não conhece essa gente... certamente vem de família rica que não sofreu na carne a exclusão social. Como pode a Sra enganar tão sordidamente o povo gaúcho em sua campanha eleitoral?? E agora no poder, se julga inatingível...
Será que por um momento pensou nas famílias destes mais de 400 funcionários demitidos.... cadê o estudo sócio econômico de cada um ?? Como ousa alardear na imprensa salários mentirosos, 5.000,00, 8.000,00 até 10.000,00, da onde a Sra tirou essas salários?? Salários esses certamente é o que a Sra. está pagando para os assessores que seu governo está contratando na empresa! Se aposentados muitos o são e se permaneceram trabalhando é porque não conseguem sobreviver com suas famílias com o que lhes paga a previdência oficial e ainda porque tinham a garantia de que iriam de aposentar pela Fapers,e ainda que ao longo de sua trajetória de vida, vem pagando mensalmente a sua fundação, sócios fundadores que são, que foram incentivados e até porque não dizer de certa forma obrigados à se filiar à mesma,quando da sua criação, para que no futuro tivessem uma aposentadoria digna... este contrato não foi de mentirinha, a Fundação existe, é legítima , é uma Entidade séria, pessoas, famílias dependem dela, só falta agora a Sra. começar a levantar dúvidas quanto à sua legitimidade!!!Alías não nos surpreenderia nada se isso viesse à acontecer!!
Nâo se esqueça Sra Governadora que seu mandato é de 4 anos, e que o estrago que a Sra pode trazer ao nosso estado é lamentável....o campo e a cidade vão sentir logo logo os estragos desse seu ato... em vez de melhorar, incentivar, fortalecer uma instituição séria que ao longo de 52 anos se consolidou no meio rural, vem com mentiras desmontar um trabalho honestos . A Sra. nem deu importância para a fala do nosso público beneficiário, nem quiz ouvir a voz do campo!!Hoje para terminar, vi colegas nas dependências do Escritório Central da EMATER, indo fazer exames médicos demissionais, cada um com sua dor, sua revolta, os que ficam nem sabem o que dizer para os que saem.. o clima nas ultimas semanas foi horrendo.... mas o que mais me doeu, foi ver dois colegas se despedindo em lágrimas num abraço apertado na porta da Empresa, esta mesma empresa que os acolheu e para quem deram 30,40 anos de sua vidas.. saindo de lá, como se fossem peças descartáveis..... pense nisso Sra Governadora...se a sua conciência ainda o permitir.

Anônimo disse...

A extenão rural passa por uma reviravolta geral. Sou extensionista á 10 anos e vejo que a nossa dedicação ao homem do campo, principalmente aos agricultores familiares , sempre sera jogada debaixo do capacho.A nossa ação é de esperar resultados a longo prazo e os governantes querem as ações para ontem. Vejamos o caso do PRONAF ou podemos dizer , Programa nacional da Mentira? Que seria uma das ferramentas para fortalecer a extensão, virou justamente para fortalecer as falcatruas politicas e levar os extensionistas a aceitar a corrupção passiva.( pensandobem06@hotmail.com

Anônimo disse...

Essa Governadora não passa de uma INÚTIL, não sabe o trabalho que nós da EMATER-RS fazemos. Como vai ficar minha familia sem meu ganha pão? Mas um dia a Governadora Yeda, a senhora vai pagar por esse estrago, não devias nem ter nascido. Seu governo é VERGONHOSO, deveriamos nos juntar e quebrar essa tua cara deslavada. Pra min a Sra nao passa de um ser vivo IGNORANTE e INÚTIL nesse mundo.

Anônimo disse...

Por que nao:)