terça-feira, 30 de outubro de 2007

Em sete anos, Brasil precisará mostrar condições para ter a Copa do Mundo

O anúncio já esperado foi feito hoje (às12h36min, horário de Brasília). O Brasil, sempre um dos favoritos de cada Copa do Mundo de futebol, desta vez não encontrou adversários. Ao mostrar, de forma protocolar, o nome do Brasil como sede da disputa em 2014, em Zurique, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, deixou claro que as exigências serão as mesmas de outros anos. Ou seja, no período de sete anos, a entidade máxima do futebol analisárá itens como uso da verba disponível, esquema da venda de ingressos, estádios, estrutura para treinamentos, facilidades para a mídia, possibilidade de realização de congressos e eventos, segurança, telecomunicações, transportes e capacidade de acomodação.
Por enquanto, o Brasil é carente em todos os setores e terá que se valer de recursos públicos e privados para ter a Copa do Mundo. Tanto que o mal-humorado presidente da CBF, Ricardo Teixeira, respondeu de forma pouco polida a pergunta de uma repórter sobre a situação da criminalidade no Brasil. Citou situações em outros países e minimizou a do seu próprio. Lula, embora ressaltando que não estará mais no Planalto em 2014 e será apenas torcedor, destacou que o Brasil e o seu povo farão tudo por uma grande festa. "O fato do País ter sido escolhido aumenta a responsabilidade dos governantes. Estou convencido de que o Brasil vai realizar uma Copa extraordinária", disse, antes de fazer brincadeiras com o francês Platini e com os argentinos.
Agora, esperamos que os investidores realmente apareçam e que não hajam obras superfaturadas, como aconteceu recentemente no Pan do Rio.
Na foto da AFP (acima), Lula, Dunga, Romário e Teixeira comemoraram a escolha do Brasil.

Nenhum comentário: