quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Vamos à luta: querem tirar nossas funções na TV e no rádio


Alerta aos jornalistas e para quem não é: querem colocar no nosso lugar radialistas, que têm piso salarial menor e jornada maior. Melhor para os patrões.

Leia matéria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ):

No apagar das luzes das atividades da Câmara dos Deputados em 2007 foi apresentado um substitutivo ao Projeto de Lei nº. 1.337, que regulamenta a profissão de radialista. Bem ao gosto dos interesses patronais, o substitutivo retira todas as atividades e funções dos jornalistas no rádio e televisão. A FENAJ está convocando as entidades e os profissionais de Jornalismo a reagirem ao projeto.O substitutivo do deputado Beto Mansur (PP/SP) ao Projeto de Lei nº. 1.337, do deputado Wladimir Costa (PMDB/PA), foi apresentado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados no dia 19 de dezembro. E está com prazo para apresentação de emendas, que é de 5 sessões ordinárias a partir de 24 de dezembro de 2007.

“Uma adequada formação enseja, pois, maior produtividade, melhor qualidade e maior envolvimento com o resultado final veiculado pela mídia, que assim exerce plenamente o papel que dela se espera, portanto, faz-se necessárioviabilizar a regularização de profissionais que já vinham atuando no mercado ou que nele iniciavam suas atividades”, justificou Beto Mansur em matéria veiculada pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão.

“Achamos que a proposta é conveniente para os donos de emissoras de rádio e TV, e aí mora o perigo, pois muitos parlamentares são donos ou testas de ferro de emissoras”, diz o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. Ele revela que a entidade já iniciou a reação ao substitutivo: “Emitimos um alerta geral aos Sindicatos dos Jornalistas e buscaremos uma audiência com o deputado Beto Mansur”.

Considerando que o substitutivo ataca a regulamentação profissional e o exercício das funções de jornalistas, a FENAJ já mobilizou sua assessoria jurídica e pretende interferir na tramitação legislativa do substitutivo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Jorge, a FENAJ deve ameaçar entrar com uma ação no Ministério Público, solicitando que seja cumprida a lei que regulamenta a propriedade de veículos de comunicação no país. Por outro lado, deve também divulgar o e-mail desses dos deputados para que enviemos mensagens para eles, lembrando que dependem dos votos para estarem no Congresso Nacional.

abraço

Ivanaldo Xavier

Anônimo disse...

Jorge, será que vamos entrar mais uma ano perdendo. Um ano é o Executivo, em outro é o Judiciário e agora é o Legislativo. Temos que estejamos perdendo esta guerra.
Marcia

Anônimo disse...

Lembro que o deputado Beto Mansur é dono das Rádios Culturas AM/FM da cidade de Santos (930 AM e 106,7 FM), além de ter seu irmão proprietário da VTV da Rede TV, também de Santos.