sábado, 9 de fevereiro de 2008

Golpe em marcha. Fiquemos atentos!

Precisamos ler este texto de Carlos Vecchio, ativista, ambientalista, advogado e líder estudantil em 1968. Ele mostra o cenário que está sendo montado pela direita e pela mídia golpista.

Atenção! Um novo golpe pode estar sendo arquitetado. Só para lembrar: o movimento político-militar deflagrado em 31 de março de 1964 com o objetivo de depor o governo do presidente João Goulart resultou em duas décadas de triste obscurantismo. O golpe de estado teve como conseqüência nefastas alterações na organização política do País, bem como na vida econômica e social.

Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então declararam-se herdeiros e continuadores do que chamavam de "Revolução de 64". O Regime Militar estendeu-se té o final do processo de abertura política, em 1985, quando as novas gerações já haviam sido alienadas. Os anos de chumbo foram marcados por um autoritarismo sem precedentes, com supressão dos direitos constitucionais, perseguição policial e militar, prisão e tortura dos opositores e pela censura prévia aos meios de comunicação.

Nessa fase, em que a liberdade de imprensa não existiu, foi aprimorada a grande máquina da corrupção (de histórica existência), lamentavelmente utilizada até nossos dias. Tem sido enorme o esforço para desmontá-la; mas, como todos nós sabemos, não é fácil. O melhor remédio, com certeza, não seria um novo golpe militar, mas consta que ele já está sendo tramado pelas forças mais reacionárias do País, com a imprescindível e decisiva contribuição do PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Mais do que nunca, precisamos nos manter atentos! Olhos e ouvidos bem abertos (e narinas também, porque já há o cheiro de algo podre no ar). O retorno ao autoritarismo seria a pior das tragédias para a Nação. E o resto é balela.

C.E.Vecchio

http://carloseduardovecchio.blogspot.com/

Nenhum comentário: